Foto: Divulgação
Secretário de Saúde recomenda caminhar, cuidar da alimentação e sorrir
Em tempos de fast food e pouco exercício físico, a obesidade infantil é um fato: cerca de seis milhões de crianças e adolescentes enfrentam uma luta diária contra a balança no Brasil. Para alertar sobre este quadro e conscientizar sobre os riscos, Macaé realizou na terça-feira (15) o I Simpósio Municipal de Prevenção e Combate à Obesidade Infantil, no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária.
Durante todo o dia, profissionais da área de saúde, entre nutricionistas, médicos, psicólogos e fonoaudiólogos debateram sobre a epidemia que atualmente mata mais que a violência, vitimando, em média, 35 milhões de pessoas por ano no mundo. Entre alguns temas discutidos estão a “Educação Para o Consumo Consciente dos Alimentos – Influência da Publicidade nas Escolhas Alimentares”, abordado pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Regina Celia; “Estratégia Para a Prevenção da Obesidade Infantil Implantada pela Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN)”, debatido pela nutricionista do CATAN Rejane Reis, e “Síndrome Metabólica na Obesidade Infantil”, ministrado por Julia Geminiani, nutricionista e professora da UFRJ.
O Secretário de Saúde de Macaé, Pedro Reis, esteve presente na solenidade de abertura do Simpósio, e destacou a importância das discussões de debates. “O que hoje fazemos aqui é a valorização da vertente de comer bem. Nós temos que ter três diretrizes fundamentais na vida da gente que são: caminhar, cuidar da alimentação e sorrir”. A nutricionista da CATAN, Carolina Pires, citou a importância dos profissionais voltados para a promoção da saúde. “A vigilância alimentar e nutricional, junto com a abordagem psicológica relacionada ao desenvolvimento da obesidade infantil, é extremamente necessária para acompanhar um paciente obeso”, frisou.
Na plateia do Auditório Cláudio Ulpiano, profissionais de saúde, estudantes, e o público em geral prestavam atenção às explanações. “Eu quero trabalhar com nutrição infantil quando me formar, e o Simpósio está sendo muito esclarecedor”, comentou Mariana Brito, estudante de Nutrição.
O Simpósio fez parte das comemorações da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Obesidade Infantil, que aconteceu entre os dias 9 e 16 de setembro.