Saúde realizou 782.047 atendimentos em 4 meses

27/05/2013 22:49:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Juranir Badaró

A secretaria de Saúde apresentou na Câmara de Vereadores Relatório de Gestão do primeiro quadrimestre de 2013.

Garantido a transparência das ações administrativas, marca implementada pela nova gestão e atendendo a lei complementar 141/2012 que determina a realização de audiência pública, a secretaria de Saúde de Macaé apresentou nesta segunda-feira (27), no auditório da Câmara de Vereadores, o Relatório de Gestão do primeiro quadrimestre de 2013.

Foi demonstrada uma série de planilhas com o detalhamento de toda estrutura da rede municipal de saúde, número de profissionais e unidades, os serviços realizados e o atendimento à população, além da prestação de contas dos recursos recebidos e gastos pelo município.

O secretário de Saúde, Flávio Antunes, frisou a importância da população na prestação de contas como sendo um momento de construção, onde gestor e usuário podem trocar ideias na busca da melhoria constante dos serviços. “Este é um momento que nos permite avaliar as ações realizadas e re-ordenar o planejamento para os próximos meses”, disse.

Nestes primeiros quatro meses, a secretaria de Saúde realizou 782.047 procedimentos ambulatoriais, que incluem ações de promoção e prevenção, procedimentos clínicos e cirúrgicos. Os dados estão de acordo com o Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS).

No setor de serviços de emergência, que inclui os prontos socorros, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), a Unidade de Emergência Pediátrica (UEP), a Central de Regulação de Ambulância 192, além de apoio aos eventos, foram realizados 1.085.452 procedimentos.

No demonstrativo do painel de indicadores de saúde, a proporção da população cadastrada pelo Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Macaé é de 38,81%, uma cobertura de 80 mil pessoas. A meta do governo é ampliar a cobertura, aumentando o número de equipes.

A realização de exames superou a média realizada no mesmo período de 2012. Este ano foram 289.491exames laboratoriais, já no ano anterior este número foi de 145.717 e 28.520 exames radiológicos. Em procedimentos de alta complexidade foram autorizados este ano 881 ressonâncias magnéticas, 790 mamografias, 691 tomografias e 7.110 hemodiálises.

Foram apresentados os relatórios detalhados de todos os setores da rede municipal incluindo a rede ambulatória, coordenações, programas, emergência e hospitais com os indicadores, produção dos serviços e metas.

Metas – Entre as ações que serão implementadas nos próximos meses estão a reforma de algumas unidades de saúde, em parceria com o Governo Federal. De acordo com o assessor do departamento de atenção básica do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, que participou da audiência, foi aprovado o projeto de ampliação e reforma de quatro unidades.

Os recursos oriundos do Ministério da Saúde já devem ser liberados até o final de julho. Ele disse ainda, que o projeto de Atendimento Domiciliar também foi aprovado e Macaé será referência no serviço. Nesta terça-feira (28), o município sediará uma oficina sobre o projeto que prevê a redução das filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família.