Foto: Maurício Porão
Doses estão disponíveis também na Casa da Vacina
A Secretaria de Saúde de Macaé iniciou, nesta semana, a vacinação contra HPV para meninos de 12 e 13 anos. As doses estão disponíveis nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), no Pronto-socorro do bairro Aeroporto e na Casa da Vacina, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina, que faz parte do Calendário Nacional de Imunização, terá a faixa etária ampliada gradativamente até 2020, período em que serão incluídos meninos de 9 a 13 anos.
A equipe do Programa Municipal de Imunização lembra que a vacina deve ser tomada em duas doses com intervalo de seis meses. Os pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação e ficar atentos ao calendário para receber a segunda dose.
Segundo o Ministério da Saúde, estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a redução da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino. Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.
Meningite C
Também está sendo ofertada a vacina contra a Meningite C para adolescentes de 12 e 13 anos. Até 2016, a imunização era apenas para crianças com idade entre três e cinco meses, com reforço aos 12 meses, podendo se estender até os quatro anos.
Estratégias
Para o uso eficiente de ampolas de vacinas, foram adotadas algumas estratégias de atendimento. As medidas são agendamentos para aplicação de vacinas específicas como BCG, Febre Amarela e teste do Pezinho. As demais vacinas estão disponíveis de segunda à sexta-feira , das 8h às 17h nas unidades da rede municipal de saúde.
Na Casa da Vacina, considerada polo de atendimento e distribuição, a vacina para Febre Amarela está disponível às segundas e quartas-feiras pela manhã. São distribuídas 20 senhas e é necessário apresentar carteira de identidade.
BCG
O agendamento é realizado todos os dias. É necessário apresentar Certidão de Nascimento da Criança e Comprovante de Residência. O atendimento para BCG acontece de terça-feira a sexta-feira, pela manhã.
A mãe do pequeno Luiz Gustavo, de 3 meses, Ana Paula Macedo, falou da importância da imunização tanto para crianças, quanto para adolescentes e adultos. "Como mãe fico com muita dó, mas sei que as vacinas são importantes na prevenção de várias doenças e, ainda, são disponibilizadas gratuitamente na rede pública", frisou.
Teste do Pezinho
Não é necessário agendamento, mas o usuário deve apresentar o Comprovante de Residência. É realizado também de terça a sexta-feira, pela manhã.
A Casa da Vacina fica localizada na Rua Antero Perlingeiro n° 76, Centro, e atende crianças, adolescentes e adultos, das 7h30 às 17h30.
No Pronto Socorro Aeroporto, o atendimento de BCG tem aplicação às quartas-feiras pela manhã com agendamento todos os dias. É importante levar certidão de nascimento da criança e comprovante de residência.
O Teste de Pezinho tem atendimento quarta-feira pela manhã e agendamento diário. Para realização do exame é preciso levar certidão de nascimento da criança e comprovante de residência. A vacina para Febre Amarela acontece às terças e quintas-feiras pela manhã. São distribuídas dez senhas e é preciso levar documento de identidade. O Pronto Socorro do Parque Aeroporto funciona na Rua Curuncango s/nº, Parque Aeroporto.