Sebrae disponibiliza Bônus Metrologia para empresários calibrarem instrumentos no IMMT

11/05/2007 15:26:13 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Após nove meses da realização do seminário Bônus Metrologia por profissionais do Instituto Macaé de Metrologia (IMMT), levando a micro e pequenos empresários a importância da calibração, o Instituto mostra resultados. Segundo a diretora Júlia Paletta, diversas empresas já realizaram a calibração subsidiada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

- Um comerciante que nos traz um manômetro cujo preço para calibrar custa R$ 41 pagará a metade: R$ 20,50. Enquanto que o Sebrae nos restitui os outros 50% restantes – diz a diretora.

Por meio do Bônus Metrologia, os micro e pequeno empresários pagam pelos serviços de calibração 50% menos, comparando-se com os valores cobrados pelo instituto usualmente. Para isso, os interessados devem contatar o IMMT, que fica na Rua Perjentino Gomes, 139, telefone: 2791-3871.

De acordo com o presidente do IMMT e secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, com esse programa objetiva-se fomentar a utilização da Metrologia nas micro e pequenas empresas, trazendo mais competitividade para o setor empresarial.

Dentre os instrumentos calibrados no instituto, encontram-se manômetros (indicadores de pressão), balanças (utilizadas para medição de peso), paquímetros (usados para medição de grandezas de comprimento), multímetros (medem grandezas elétricas) e outros.

Conforme Júlia Paletta, além de economizar e receber o incentivo promocional o empresário adquire meios para atuar com maior confiabilidade metrológica.

- Isso causa impacto sobre a qualidade final de seu produto ou serviço - justifica a diretora. Ela frisa que no instituto o Bônus Metrologia está operante nos sete laboratórios disponíveis.

- É bom lembrar que, recentemente, o IMMT teve seu laboratório de Dimensional credenciado pelo Instituto Nacional de Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) - ressalta Júlia, acrescentando que o bônus faz parte das metas do Arranjo Produtivo Local (APL), da Bacia de Campos.

O empresário interessado em utilizar o Bônus Metrologia e garantir economia e maior confiabilidade de seus serviços deve dirigir-se a algum laboratório cadastrado, como o IMMT - credenciado na rede de tecnologia. Posteriormente, os micro e pequeno empresários terão de declarar por escrito o porte de sua empresa e preencher formulário disponível no laboratório.

- Cada empresa pode utilizar subsídios de até dois mil reais anuais – explica o gestor do Projeto de Arranjo Produtivo Local da Bacia de Campos, Glauco Nader. Ele também disponibilizou o Sebrae, na Rua Dr. Télio Barreto 318, para mais esclarecimentos, cujo telefone é: 2762-9894.