Para celebrar o 16º ano de promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a secretaria da Infância e da Juventude (Sinjuv) de Macaé realizou um café da manhã, no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), onde reuniu diversas entidades que desenvolvem ações de proteção à criança e ao adolescente.
Os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) abriram a cerimônia cantando o Hino Nocional. Na oportunidade, o secretário da Infância e da Juventude, Júlio Barros, o Julinho do Aeroporto, ressaltou a importância da presença de todos, pois a implementação de novas políticas para as crianças e jovens. “Nossa proposta é fazer uma grande união, para obtermos resultados. A nossa vontade de acertar é muita e temos a responsabilidade de conduzir a infância e a juventude de Macaé”, disse.
A assessora da secretaria da Infância e da Juventude, Clarinda Eloá Ullnann, acrescentou que o município de Macaé está de parabéns por ter criado uma secretaria que cuidará, exclusivamente, da criança e do adolescente, e possui dois conselhos tutelares e outras instituições.
Após a solenidade de abertura, foram proferidas palestras sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, pela conselheira tutelar Fabiana Tavares e pelo vereador Luiz Fernando Pessanha. O vereador enfatizou em sua palestra a família, como sendo o pilar da sociedade, mas que a mesma vem transferindo essa responsabilidade para a escola, que não pode de forma alguma substituir o papel de pai e mãe.
A subtenente e relações públicas do 32º Batalhão da Polícia Militar, Zoraia Brás Sobrinho Dias, falou sobre “Os jovens e as drogas”. O conselheiro tutelar Bento Gonçalves encerrou o ciclo de palestras, falando sobre a importância do “Trabalho em rede”.
Também participaram do evento secretários municipais, presidentes de fundações e autarquias, representantes das polícias Militar e Federal, do grupo de Apoio a Adoção, alunos dos projetos Peti, Jovem Aprendiz e Guarda Mirim.