A Secretaria de Acervo e Patrimônio de Macaé (Semaph) está encerrando o processo de catalogação de todas as edições dos jornais “A Voz da Cidade” e “O Rebate”, doadas pelo jornalista Luiz Ernesto Carneiro da Silva. A equipe da Secretaria está catalogando matérias e artigos os jornais por assunto para facilitar a pesquisa.
- Nossa intenção é evitar ao máximo o manuseio das páginas para preservar estes jornais, que são parte da história do município. O próximo passo será catalogar todo o acervo doado pelo jornal “O Debate”, que este mês completou 31 anod de circulação. Os jornais são uma fonte de pesquisa riquíssima, pois contam o cotidiano de cada época, explicou o secretário Ricardo Meireles.
A coleção doada pelo jornalista inclui jornais e revistas dos quais foi redator, livros de autores macaenses, e quadros das coleções “Macaé, Ontem e Hoje” e “Macaé Serra/Mar”, que contam a vida do município nos últimos 75 anos. As peças estão no Solar dos Mellos, sede da secretaria.
Na coleção de “O Rebate” é completa – do primeiro exemplar, de 1932, ao último, de 1982. Estão no acervo também exemplares do “Jornal da Cidade”, que mais tarde mudou de nome para “A Voz da Cidade”, de 1960 a 1990. Também fazem parte do pacote as 15 edições do tablóide “O Linguarudo.