logo

Secretaria de Administração lança projeto ‘Cartão do Servidor’

22/10/2009 11:45:27 - Jornalista: Adriana Bacellar

Foto: Kaná Manhães

Ação pretende aquecer as vendas do comércio macaense

A secretária municipal de Administração, lança este mês mais um projeto que visa beneficiar os servidores públicos. O ‘Cartão do Servidor Municipal’ contará com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para proporcionar descontos no comércio macaense aos servidores municipais. Como consequência, o projeto pretende aquecer as vendas dos comerciantes conveniados.

A ideia do Cartão do Servidor foi apresentada pela secretária de Administração, Carla Mussi ao presidente da ACIM, Marcelo Reid, e ao presidente da CDL, José Edmundo Santos, em reunião realizada na secretaria de Administração no começo de setembro. A proposta foi recebida com entusiasmo pelos dois representantes do comércio macaense.

- Trata-se de uma iniciativa fora de série. Será mais uma opção de venda para os comerciantes de Macaé, e a municipalidade está de parabéns por esta iniciativa, disse José Edmundo Santos, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas.

O Cartão do Servidor funcionará basicamente como um cartão de identificação. Não será cartão de crédito e nem de débito. O servidor interessado nos descontos que ele proporcionará deverá dirigir-se a uma loja conveniada, que será identificada por um selo de participação no projeto e, ao efetuar a sua compra, obterá o desconto oferecido pela loja.

Cada lojista será responsável pela definição do percentual de desconto que irá oferecer aos servidores municipais. Tal índice irá variar, obviamente, de acordo com o tipo de produto que cada loja comercializa e com o seu volume de vendas. Desta forma, o comerciante terá liberdade para definir o percentual de desconto oferecido aos servidores e, assim, trabalhar de acordo com as suas próprias necessidades.

- Sem dúvida, este projeto da secretária Carla Mussi vai representar uma injeção de recursos no comércio macaense, em função do total de funcionários da Prefeitura de Macaé. A crise financeira, embora não tenha sido tão forte aqui como em outros países, foi realmente sentida pelo comércio macaense, e toda iniciativa para incentivar o comércio local é amplamente válida, afirmou Marcelo Reid, presidente da ACIM, que tem cerca de 800 associados na cidade.

Segundo a secretária de Administração, sua ideia, além de valorizar o servidor macaense, pretende dar mais uma ferramenta para que os comerciantes do município possam se desenvolver.

- Estamos convocando todo o comércio local para que, através da Acim e da CDL, os comerciantes e os lojistas de Macaé possam conhecer o projeto e se inscrever para participar. O nosso objetivo é não apenas proporcionar mais uma facilidade para o servidor municipal, como também proporcionar mais um instrumento de desenvolvimento para o comércio e para nossa cidade como um todo, disse Carla Mussi.

Tanto a ACIM quanto a CDL já estão recebendo as inscrições dos comerciantes e lojistas que participarão do projeto. O cadastramento estará continuamente aberto aos comerciantes através das duas associações.

De acordo com Marcelo Reid, o Cartão do Servidor Municipal irá criar atrativos tanto para o servidor municipal quanto para o comerciante de Macaé. “Sentimos a crise aqui em Macaé, através da diminuição das vendas. Esse cartão vai representar uma ferramenta importante para atrair os funcionários públicos e, por outro lado, alavancar as vendas do comércio local”, disse Marcelo.

Segundo o presidente da ACIM, os comerciantes e empresários estão de olho numa das datas mais importantes para o comércio, o Natal. “É uma data importantíssima para o comércio, e precisamos aproveitar essa ideia da secretária de Administração para movimentar nossas vendas”, afirmou.

Dentro do portfólio de associados da ACIM, existe uma diversidade de empresas de comércio e de serviços. Segundo o presidente da entidade, algumas das vantagens de ser um associado são a obtenção de assistência jurídica gratuita (plantão às 3ªs feiras), facilidades para a retirada de certidões junto à JUCERJ e no Cartório do 1º Ofício de Macaé, facilidades para a locação de auditórios e salas, e descontos em planos de saúde e odontológico.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL) reúne 600 associados ativos e cerca de 500 inativos. Seu atual presidente, José Edmundo dos Santos, é dono da ‘Edmundo Confecções’, tradicional comércio do Centro da cidade. Segundo ele, a contribuição efetiva da CDL ao projeto Cartão do Servidor Municipal será a disponibilidade do cadastro de associados para a Prefeitura de Macaé.

- O servidor, como público-alvo do projeto, terá o atrativo do desconto, enquanto que o comerciante e o lojista terão mais uma opção de venda. Se é o próprio estabelecimento comercial que vai estabelecer a alíquota de desconto que irá aplicar neste tipo de venda, não vejo por que todos não se inscreverem imediatamente -, disse.

De acordo com José Edmundo, o Brasil foi menos sacrificado pela crise financeira mundial do que os Estados Unidos por estar numa situação econômica relativamente boa há alguns anos. “Tivemos menos impacto em nossas atividades comerciais do que outros países. Apesar disso, o próprio governo brasileiro já está sinalizando que se cuidou, e tem apresentado novas conquistas para a economia do país, como, por exemplo, o crescimento da taxa de emprego formal e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)”, lembrou o presidente da CDL.

Segundo ele, a retomada já foi iniciada. “O comércio macaense está de parabéns. O lojista está se organizando cada vez mais e, apesar de tudo, tem se mostrado preparado para enfrentar as situações. Agora, com esse novo projeto da secretária Carla Mussi, já estamos nos preparando para as grandes vendas que, com certeza, virão com o final do ano, tradicionalmente épocas de vendas recordes”, festeja José Edmundo dos Santos.