Secretaria de Agroeconomia orienta sobre cuidados com os animais no verão

12/01/2016 10:32:00 - Jornalista: Laís Monteiro

Foto: Bruno Campos

Prefeitura mantém ambulatório veterinário para atender os animais, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha

A estação mais quente do ano chegou. É nesse período que os cuidados com animais domésticos devem ser intensificados, pois surgem doenças que são causadas pelo calor e pela umidade.

O médico veterinário da Secretaria de Agroeconomia, Alexandre Augusto Gomes, destaca que nessa época cresce o número de atendimentos no Ambulatório Veterinário Municipal em decorrência das doenças agravadas no verão. Semanalmente são atendidos cerca de cem animais. “As doenças registradas nos atendimentos nesse período normalmente são a hipertermia, cinomose, leptospirose, parvovirose e gastroenterites, que pode ser do tipo hemorrágica, respiratória ou nervosa”, frisa.

Durante o ano passado, o ambulatório veterinário municipal realizou cerca de 4,5 mil atendimentos gratuitos a animais domésticos. Segundo o secretário de Agroeconomia, Jonas de Siqueira César, a secretaria faz um trabalho preventivo de orientação para os donos. “Nossa preocupação não é só com o atendimento dos animais doentes, mas também com a prevenção das doenças, por isso no ambulatório também são feitas consultas para orientação quanto ao tratamento correto dos animais”, afirma.

Manter o animal na sombra e em local arejado, com água fresca, e evitar a exposição do alimento por um longo período também são formas de evitar que o animal seja contaminado pela leptospirose, doença causada por roedores e que se torna decorrente nesse período.

Alexandre alerta que a prevenção é uma das formas mais eficazes de manter a saúde do pet em dia. A vacinação é uma delas, ela deve ser realizada com o animal ainda filhote, e posteriormente uma vez a cada ano. O veterinário ainda lembra que as vacinas podem ser adquiridas em petshops, mas a vacinação deve ser realizada por profissionais veterinários, pois só eles estão aptos a identificar se o animal está com boa saúde para receber a vacina. “Os animais mais vulneráveis a doenças são os filhotes, por isso é importante a vacinação quando ainda estão pequenos. Mas também não se deve esquecer de imunizar os adultos anualmente, pois é uma forma de prevenir uma serie de doenças”, afirma.

De acordo com o médico veterinário, outra doença frequentemente registrada em gatos que são atendidos no Ambulatório Veterinário é a esporotricose, que é causada por fungos residentes no solo, um dos locais preferidos do gato. Essa doença pode afetar não só animais, mas também humanos, por meio de arranhadura ou mordedura causada pelos animais. O veterinário destaca ainda que isso não significa que os animais devam ser maltratados ou sacrificados. “A melhor solução para evitar que a doença se espalhe é cuidar dos animais infectados, nesse processo é preciso adotar medidas simples, como o uso de luvas e a lavagem cuidadosa das mãos quando for tratar do animal”, destaca.

O ambulatório veterinário funciona de segunda a sexta-feira das 8h30min às 11h30min e de 13h30min às 16h30min. O atendimento funciona no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, no bairro São José do Barreto, com acesso atrás do parque.