A equipe de fiscalização da Secretaria de Ambiente apreendeu, na manhã de quarta-feira (28), uma rede de aproximadamente 500 metros e 100 quilos de peixes, na Lagoa de Imboassica. De acordo com o subsecretário de Ambiente e coordenador da fiscalização, Ronaldo Lima, os pescadores estavam infringindo três normas da Resolução 005/2010 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads).
- De acordo com a resolução citada, o tamanho máximo da rede deve ser de 400 metros e esta tem 500 metros, a malha da mesma deve ser de, no mínimo, 40 milímetros e esta tem entre 20 e 30 milímetros e, além disso, a pesca com rede na lagoa só é autorizada no período da noite, a fim de preservar o ecossistema local e esta rede estava estendida durante o dia, informou Ronaldo.
A Secretaria de Ambiente chegou ao local através de uma denúncia anônima, mas o subsecretário enfatizou que o barco de monitoramento ambiental da lagoa já havia saído para a fiscalização diária.
- O monitoramento da lagoa é realizado diariamente pelo barco e se o responsável precisar de algum apoio para flagrante ele aciona a fiscalização e a coordenadoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Ambiente. Este trabalho é de extrema importância para garantir a biodiversidade do ecossistema do local, disse.
Os proprietários do material apreendido fugiram. A multa para quem for pego pescando irregularmente na Lagoa de Imboassica pode chegar a R$ 10 mil e a multa de crime ambiental pode ser de até R$ 960 mil. Os peixes que estavam vivos na rede foram libertados novamente na lagoa e a rede será destruída.