Foto: Rui Porto Filho
Cidadão pode entregar o resíduo na sede da coordenadoria, no bairro Lagoa
A Prefeitura de Macaé convidou e o cidadão fez a sua parte. Em uma campanha com o foco na preservação da natureza, a Secretaria de Ambiente coletou 247,2 litros de óleo vegetal usado, a maior parte nos últimos dias de ação. O resíduo foi entregue pelos cidadãos em uma tenda montada no Calçadão da Avenida Rui Barbosa.
Com o objetivo de alertar sobre o destino correto do óleo, técnicos da Secretaria de Ambiente estiveram no ponto itinerante orientando a população e fazendo a coleta do material. Moradores de bairros distantes do Centro da cidade, como Lagomar e Parque Aeroporto, também fizeram a sua parte.
Se lançado irregularmente, apenas um litro do resíduo seria o suficiente para contaminar mais de 25 mil litros de água potável, além de provocar a impermeabilização do solo, causando danos ambientais e colocando em risco a vida de diversas comunidades em períodos de chuvas torrenciais e enchentes.
“Ficamos satisfeitos com a participação da população nesta coleta do óleo, mas é importante frisar que esta ação não acaba aqui. A Secretaria de Ambiente continua convocando o cidadão para que continue a entregar este material, coado e armazenado em garrafa pet, na sede da nossa coordenadoria na Lagoa. Se cada um fizer a sua parte, vamos continuar preservando o meio ambiente”, afirmou o secretário da pasta, Gerson Lucas Martins.
Ainda segundo Gerson, todo o material coletado foi encaminhado a uma cooperativa de reciclagem credenciada junto ao Inea, situada na região metropolitana do Rio de Janeiro. Sabão, glicerina, tintas, detergente e biodiesel são alguns dos produtos feitos a partir deste óleo reciclado.
Apesar do fim da campanha, o cidadão pode continuar entregando o óleo usado na Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território da Secretaria de Ambiente, localizado na Rua Amphilóphio Trindade, n° 67, bairro Vivendas da Lagoa, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, em período permanente. Para mais informações, basta ligar para (22) 2773 - 3518.