Foto: Moisés Bruno/Secom Macaé
Resíduo, se descartado de forma incorreta, pode contaminar a água, o solo e a atmosfera
A secretaria de Ambiente promoverá a partir desta quarta-feira (8), até o próximo dia 15, um ponto itinerante para recolhimento de óleo vegetal (o popular óleo de cozinha). A ação vai muito além do ato de apenas recolher: tem como foco principal orientar a população na forma correta deste descarte, mostrando os danos à saúde e ao meio ambiente como um todo.
Durante esta semana (exceto sábado e domingo, dias 11 e 12), uma equipe da Secretaria de Ambiente estará em uma tenda montada no coreto do calçadão da Avenida Rui Barbosa - próximo ao Edifício Elias Agostinho -, das 9 às 17 horas. Para facilitar a coleta, a equipe orienta que a população leve o óleo (já coado de impurezas) em garrafas pet. Este material é encaminhado para cooperativas e associações, servindo para a produção de sabão, glicerina, tintas, detergente e biodiesel.
Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), um litro de óleo lançado de forma irregular na natureza pode contaminar até 25 mil litros de água, além de provocar a impermeabilização do solo, causando danos ambientais e colocando em risco a vida de diversas comunidades em períodos de chuvas torrenciais e enchentes. Já nas redes de esgoto, o resíduo provoca o entupimento de canos e a proliferação de pragas e doenças nocivas aos seres humanos e aos animais.
O secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins, convida a todos para participar desta ação, destacando o quanto é relevante uma vida pautada na sustentabilidade. “Este óleo, quando descartado de modo errado, gera um problema não só para o meio ambiente, mas também para a saúde do cidadão. O resíduo nos encanamentos dificulta a passagem das águas pluviais, provocando o entupimento das redes e o mau funcionamento do sistema de esgoto, gerando mais custos para o município. Ou seja, é um problema de todos nós”, explicou.
Gerson Lucas afirmou ainda que, mesmo após o período da campanha educativa, o cidadão pode continuar entregando o óleo usado na Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território da Secretaria de Ambiente, localizado na Rua Amphilóphio Trindade, n° 67, bairro Vivendas da Lagoa, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, em período permanente. Para mais informações, o cidadão pode ligar para (22) 2773 - 3518.
Dicas: como entregar o seu resíduo?
- Espere o óleo esfriar e coe em uma peneira, filtro de café de papel ou em um pano.
- Guarde-o em uma garrafa pet bem vedada.
- Limpe a panela utilizada com um guardanapo e descarte-o em um lixo orgânico.
- Leve a garrafa ao posto itinerante ou à Coordenadoria da Secretaria de Meio Ambiente.