logo

Secretaria de Ambiente convoca sociedade civil para compor o Conselho Consultivo do Parque Atalaia

12/11/2014 17:23:00 - Jornalista: Ana Menezes (estagiária*)

Com o objetivo de tornar legitimado o Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia, conforme a lei do Sistema Nacional de Unidade e Conservação (Snuc), a presente gestão da Secretaria de Ambiente (Sema) convida a sociedade civil e poder público para compor o Conselho Consultivo do Parque Atalaia. O conselho visa deliberar todas as ações realizadas no parque e ao seu redor. Plano de manejo, pesquisas, campanhas educativas, e novos projetos de funcionabilidade serão pautas que o conselho discutirá em futuras melhorias. O prazo de inscrição para integrar o conselho termina, nesta sexta-feira (14), e já conta com a Agenda 21 e a Secretaria de Desenvolvimento Social como membros.

De acordo com o subsecretário de Ambiente, Fernando Horta, a composição do conselho é uma forma de lincar as necessidade e visão da sociedade civil tanto com as necessidades do parque e no que ele pode atender nas demandas de desenvolvimento ambiental e de todo município. “O conselho trará uma visão social e democrática nas práticas e serviços oferecidos no parque, as necessidades e soluções de problemas serão discutidos, analisados e solucionados através das ações do conselho”, explica.

A analista ambiental Lívia Oliveira ressaltou a questão. “Até então, só temos a visão da gestão pública, mas precisamos da visão das pessoas ao redor do parque, por isso convidamos associação de moradores, entidades escolares, ONGs e outras esferas públicas para trazerem novos pontos de vistas e melhorias para sociedade em geral”, esclarece.

O Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia recebe estudantes das redes pública e privada e oferece trilhas e palestras de conhecimentos ambientais, além de ser um ponto de estudo de projetos e matérias acadêmicas. Existem também as trilhas para pesquisadores que são mais complexas para profissionais do ramo. “Atualmente, o Parque Atalaia é um dos principais pontos de educação ambiental da região. Atendemos desde estudantes de base aos graduados,” complementa Lívia.

Um projeto de trilha para mochileiros será uma das pautas do novo conselho. Hoje, a visitação do Parque Atalaia é feita por agendamento no seguinte e-mail: agendamento.sema@macae.rj.gov.br. Os interessados da sociedade civil devem preencher a ficha de inscrição e levar a sede da Sema, localizada na Rua da Igualdade, 537 – Imbetiba. No caso do poder público, como as secretarias municipais, a ficha pode ser enviada através de oficio digital. Acesse aqui o edital e a ficha de inscrição. Para mais informações nos telefones: (22) 2796-1380 / 2796-1151 / 2796-1280.

O Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia, foi criado em 1995 pela lei 1595/1995 e regulamentado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pela lei 2563/2004. Esta localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé, possui 235 hectares - 75% de mata fechada - e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro. O Parque fica na área da antiga Fazenda Atalaia e foi usado como o primeiro manancial de abastecimento da cidade com água potável.

*Com acompanhamento da Secom