logo

Secretaria de Ambiente resgata ovos de tartaruga na Praia Campista

06/01/2016 17:47:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Arquivo Secom

Preservação das espécies é um dos trabalhos da secretaria

A Secretaria de Ambiente, em parceria com a Guarda Ambiental, resgatou nesta quarta-feira (6), os ovos deixados nesta madrugada na Praia Campista por uma espécie marítima rara, a Tartaruga-de-couro. Os ovos foram encaminhados ao Projeto Tamar, voltado para a conservação das tartarugas marinhas em todo o território brasileiro. Ainda nesta quarta-feira foi realizado o resgate de cinco filhotes de gambás órfãos, em período de amamentação, em uma residência no Cavaleiros. Em 2015, cerca de 400 animais silvestres foram resgatados pela secretaria, como jacarés, macacos, coruja, entre outros.

De acordo com subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Charles, a Tartaruga-de-couro que desovou na Praia Campista tem aproximadamente 70 anos. Ele ainda afirma que a espécie, que vive na zona oceânica durante a maior parte da vida, tem o costume de desovar no mesmo local que nasceu, por isso veio a Macaé. "Elas possuem um 'GPS' natural, capaz de localizar o local do seu nascimento. Esse tipo de tartaruga pode chegar a 700 quilos, as espécies nadam até 35 km por hora e viajam por todo o planeta", destacou o subsecretário.

Segundo Henrique Charles, os gambás vão ficar na Secretaria recebendo todo o apoio necessário até que possam ser introduzidos à natureza, por cerca de quatro meses. "O resgate desses animais podem ser por meio de entrega voluntária, por apreensão ou invasão de domicílio", informou.

Para denunciar alguma invasão de animais em domicílio, basta ligar para o número (22) 2759-2429.


Fotos Relacionadas