Com o objetivo de participar dos debates sobre tecnologias móveis aplicadas ao governo e ao cidadão, o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, participou do primeiro Fórum M-Gov (Cidadania Móvel), nos dias 18 e 19 de abril, em São Paulo. Neste evento, estiveram presentes mais de 200 representantes de prefeituras, governos estaduais e do governo federal. Macaé foi convidada a participar das discussões, já que a cidade se encontra entre os municípios que mais se destacam em transmissão sem fio – wireless.
Segundo o secretário Guilherme Jordan, o Fórum apresentou as principais aplicações e usabilidade da tecnologia móvel, a serviço do estado e do cidadão, através de tecnologia amplamente disponível para todas as camadas da população. É que foram apresentados vários casos de utilização do M-Gov Móbile Government (Governo Móvel). “Hoje há no país cerca de 90 milhões de celulares. No final do ano, este número chegará aos 100 milhões. A prefeitura pretende utilizar este meio de comunicação para disponibilizar aos macaenses informações via celular”, afirmou.
Promoção de eventos, informações sobre Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) e outras de interesse da municipalidade serão repassadas para os munícipes, através do celular. Isto, segundo disse o secretário, acontecerá a partir do próximo ano. Ele lembrou ainda que atualmente este mecanismo está sendo adotado por diversos setores da economia privada e pública, por intermédio de redes informatizadas que aumentam o desempenho na administração. “As duas formas mais utilizadas são a fibra ótica e a transmissão sem fio – wireless”, explicou.
Jordan disse que a transmissão sem fio – wireless é mais moderna e tem menor custo. “O governo Riverton vai adotá-la”, avisa, lembrando que Macaé acertou na escolha desta função desde o início. “Esta adoção no Brasil e em outros países deve-se ao fato que as redes sem fio crescem mais que as redes a cabo”, destacou o secretário.
Secretaria de Ciência e Tecnologia
A secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) teve seu início na gestão atual. Faz parte do plano governamental de fomentar o desenvolvimento regional, buscando promover, acompanhar, coordenar e executar as diretrizes científicas, tecnológicas e de inovação. De acordo com Guilherme Jordan, a secretaria também busca apoiar o progresso e a modernização da cidade, visando a realização de parcerias com instituições de ensino e pesquisa, empresas públicas e privadas, enfocando o desenvolvimento sócio econômico de Macaé, oferecendo aos cidadãos o que há de mais avançado em Ciência e Tecnologia.
“Nosso objetivo é atuar em conjunto com outras secretarias e atores do cenário sócio-econômico de Macaé na promoção, coordenação, execução e acompanhamento das diretrizes científicas, tecnologias e de inovação para o município, possibilitando desenvolvimento para todos”, explica o secretário. Ele avisa ainda que a Sectec deve ser base para o desenvolvimento sócio-econômico integrando a administração moderna, educação, meio ambiente, saúde, empresas e sociedade, além de fazer de Macaé uma cidade modelo, atualizada e preparada para o futuro.
A secretaria de Ciência e Tecnologia está organizada através do desempenho de oito coordenadorias: Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), Governo Eletrônico, Telecomunicações, Operações, Suporte Tecnológico à Inclusão Digital, Incubadora de Tecnologia e Inovação, além das coordenadorias de Petróleo, Gás e Energia e de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.