Secretaria de Ciência e Tecnologia premia alunos da rede municipal

30/11/2006 18:03:41 - Jornalista: Janira Braga

A secretaria de Ciência e Tecnologia realizou nesta quinta-feira (30), no auditório da prefeitura, a entrega da premiação e dos troféus da II Feira de Ciências das Escolas de Macaé, realizada pelas secretarias de Ciência e Tecnologia e Educação junto com a Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação 2006 (Femacti).

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, destacou que a Feira de Ciências deste ano foi realizada com a participação não só das escolas municipais, mas das estaduais e particulares, além das instituições da região que trabalham com ciência e tecnologia. Nesta quinta, a premiação foi direcionada para as escolas municipais.

- É muito gratificante realizar uma feira de ciências com a grande participação dos alunos devido à contribuição para o futuro da nossa região. Através destas feiras, despertamos nos jovens o interesse e a motivação para que eles descubram vocações e façam disso algo que possa gerar trabalho, renda e negócios para Macaé – comentou Jordan.

De acordo com o secretário, Macaé foi bicampeã estadual de Feira de Ciências neste ano, com o projeto da Escola Técnica Federal, intitulado Fábrica de Biodiesel. O projeto foi um dos três que representou o Brasil na Feira Internacional de Ciência, realizada na Argentina em outubro. “Hoje, nós estamos na vanguarda do que há de mais moderno nos assuntos que são discutidos para o futuro do nosso país, como a energia renovável”, avaliou, acrescentando que os índices de crescimento buscados pelos governos sempre são ancorados no conhecimento científico e tecnológico.

O coordenador das Feiras de Ciências, Marcelo Machado, pontuou que o evento é a primeira etapa de uma formação profissional para alunos que tenham vocação científica. “Nos trabalhos, os estudantes começam a desenvolver a ciência e o resultado, a criança de hoje terá no futuro”, disse.

Para a coordenadora de Ciências do sexto ao nono ano da rede municipal de ensino, Martinha Pimentel, a feira atingiu o objetivo proposto. “De 20 escolas municipais do sexto ao novo ano, 17 fizeram feiras internas e escolheram os trabalhos para a Femacti”, comemorou.

O aluno do Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho, Rafael Oliveira, de 15 anos, participou da feira com um trabalho sobre dioxina – substância que surgiu como arma química usada pelos americanos na II Guerra Mundial. “A Feira de Ciências serve até para alertar as pessoas”, analisou Rafael.
No encontro desta quinta, foram premiados os trabalhos de alunos e professoras de seis escolas da rede municipal, do Ensino Médio e do sexto Ano do Ensino Fundamental.

Confira abaixo a relação das escolas, trabalhos, alunos e professores vencedores:

Ensino Médio

1º - 107 -Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho

Trabalho: Estrelas Canibais

Alunos: Yasminn D. N. Isidoris
Joyce Tomaz França
Jessica Mana de Lima

Prof. Edna Tereza Costa Lima

2º - 111 Escola Municipal Maria Isabel Damasceno Simão

Trabalho - Dúvidas dos Adolescentes

Alunos: Juliana Bernardino Fonseca
Rafaela Martins da Mata
Mariana da Silva Cardoso

Prof.Érica Carvalho de Moura

3º - 106 Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho

Trabalho - A Dioxina vai te pegar

Alunos: Romário da Conceição Silva Queiroz
Rafael Oliveira Guimarães da Silva
Luiz Paulo Alves de Carvalho

Prof. Edna Tereza Costa Lima

6º Ano Ensino Fundamental

1º - 619 Escola Est. Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira

Trabalho - Nana-neném

Alunos: Lorena Rodrigues Schuvartz
Nayara Brunelle Sobral Santos
Hanna Tomaz de Souza

Prof.Denise Motta Santos Oliveira

2º - 606 Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar

Trabalho - Tratamento da Água

Alunos: Anair Freitas Leal
Bruna Gouvêa .

Prof. Renata Pereira da Silva

3º - 621 Escola Est. Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira

Trabalho - Reciclagem de Giz

Alunos: Andreza Tavares Santos
Mariana Paraguassu Caetano Santana
Thayla Thaís Reinoso

Prof. Denise Motta Santos Oliveira