Foto: Rui Porto Filho
“Escuta Ativa” e “Rap é compromisso, não é viagem” são exibidos em pré-estreia no Sindipetro
Os filmes contemplados pela Lei Paulo Gustavo de fomento cultural por meio da Secretaria de Cultura da Prefeitura, “Escuta Ativa” e “Rap é compromisso, não é viagem” tiveram sua pré-estreia na noite desta quinta-feira (14) no Sindipetro. A mostra para o público ocorre em 25 de novembro. Cybel Chagas comanda a direção e idealização dos dois filmes. “Escuta Ativa” tem produção executiva da Inspira Projetos Artísticos e “Rap é compromisso, não é viagem” tem a produção executiva de Moreno Produções. Ambos são filmes da categoria média-metragem.
Os filmes concorreram na categoria de produção de obra audiovisual com duração de 16 a 30 minutos dentro da Lei Paulo Gustavo. O documentário “O rap é compromisso, não é viagem” aborda como a cena do hip-hop se comportou em 2024. O cineasta Cybel Chagas e sua equipe fazem um passeio pelos bastidores do cenário underground na cidade de Macaé na produção.
Já Escuta Ativa mostra a história de Guilherme, um jovem surdo e Gabrielly, uma psicóloga recém-formada. A internet fez com que eles se aproximassem e o enredo mostra que ambos vão precisar vencer suas inseguranças e lidar com suas diferenças.
O secretário de Cultura, Leandro Mussi, pontuou que a gestão da Secretaria de Cultura vem implementando as políticas de fomento cultural em parceria com a União, por meio de repasses do superávit do Fundo Nacional de Cultura (FNC). No ano passado, foram lançados dois chamamentos públicos da Lei Paulo Gustavo, editais 06 e 07/2023. O primeiro, publicado em 31 de outubro, destinou 30% do repasse ao município a diversas áreas culturais. Já o segundo, de 1º de novembro, selecionou trabalhos na área de audiovisual para investimento de 70% do recurso. O montante total foi de R$ 1.375 milhão aplicados à cultura local.
- As duas produções audiovisuais refletem a criatividade e o talento dos nossos artistas locais e o comprometimento da Secretaria de Cultura em fomentar e valorizar a cultura de Macaé. Os filmes 'Escuta Ativa' e 'Rap é compromisso, não é viagem' são exemplos claros de como a nossa cidade é rica em histórias e como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para conectar pessoas - destacou o secretário, enfatizando que a cultura é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da cidade.
- Como atendimento, mercado, hospital, etc. Acessibilidade e inclusão são para todos e são necessárias. Ser surdo não é impedimento. Somos capazes de fazer tudo, exceto de audição - expressou.
- Entrei em contato com a cultura hip hop na minha infância, o que ajudou a me moldar como artista e cidadão - afirmou.