logo

Secretária de Desenvolvimento Social propõe trabalho integrado

18/07/2012 15:11:00 - Jornalista: Cesar Domerry

Trabalhar de forma integrada foi a proposta que a secretária de Desenvolvimento Social, Vânia Deveza, levou para os subsecretários do setor que dirige, na manhã desta terça-feira (17) – data de sua posse - em reunião na Secretaria de Acessibilidade, para conhecer com mais detalhes os problemas e projetos de cada subsecretaria e discutir as soluções cabíveis.

Vânia Deveza considerou muito objetiva a reunião em que pôde ouvir, minuciosamente, as alegações de cada colaborador e garantiu a execução de medidas imediatas para a resolução de todos os problemas das subsecretarias.

- Encerro a reunião com a certeza de que todos estão dispostos a se ajudarem, num trabalho integrado, que sugeri a partir de agora, sempre visando ao melhor atendimento à população, conforme orientação do prefeito Riverton Mussi, declarou.

Como exemplo dessa integração, Vânia citou o fornecimento de fraldas geriátricas do estoque da subsecretaria de Acessibilidade para cobrir as necessidades da subsecretaria do Idoso; uma solução apontada pela secretária, durante a reunião, prontamente atendida pelo subsecretário de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, Hildemar Miranda.

Segundo a secretária, além do trabalho integrado das subsecretarias, elas estão autorizadas a buscar parcerias para desenvolverem suas atividades, principalmente no momento em que, por determinação do Ministério Público, a prefeitura teve de dispensar os contratados e iniciar o processo de efetivação dos aprovados no último concurso.

A Subsecretaria do Idoso desenvolve assistência social, jurídica, atendimento psicológico e oficinas de memória, artes, pintura já conta com parceiros para realização de seu trabalho.

- Conseguimos formar parceria com o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que ficou responsável pelos cursos de bombons finos, salgadinhos e corte e costura; a Coordenadoria Extraordinária de Apoio ao Estudante (Cemeaes), que enviou profissionais; a Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan)), que está fazendo o cadastramento de idosos e 120 guardas seniores; além desses, a subsecretaria conta com a parceria da Fundação de Esportes e Turismo (Fesportur), Fundação Macaé de Cultura (Funemac), Secretaria Municipal de Educação (Semed) para a implantação do EJA, adaptado para idosos, disse a subsecretária Marly dos Reis.

O Centro de Convivência do Idoso, segundo a subsecretária, vai absorver no setor de limpeza muitos dos novos funcionários a serem efetivados, porque tem 37 salas e 57 banheiros.

- O Centro de Convivência, instalado na Ajuda, já está em funcionamento com inscrições abertas desde o dia 2 de julho, de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Oferece as seguintes atividades: ginástica localizada, alongamento, dança, dança de salão, massoterapia, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, alfabetização, biblioteca, oficinas de desenvolvimento da memória, alfabetização para idosos e aulas de música”, afirmou Marly. Ela lembrou que para praticar atividades físicas, o idoso precisa apresentar atestado médico com encaminhamento, informou.

A subsecretária de Desenvolvimento Social, Marilene de Souza, falou da retomada das atividades dos Centros de Assistência e Referência Social (CRAS), do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que está em funcionamento, serviço que recebe verba do governo federal; Passe Social, que recebe verba do município; Plantão Social, Programa Cidades e Dignidade, e o monitoramento das subvencionadas (instituições que recebem verba do município, ligadas à Secretaria de Assistência Social).

A subsecretária de Políticas para as Mulheres, Rosaly Chaloub, continua o trabalho desenvolvido por Vânia Deveza, sua antecessora, à frente do combate à violência contra a mulher. A subsecretaria conta com escola de qualificação com cursos para a mulher: cabeleireiro, penteado, depilação, culinária, artesanato. Os cursos funcionam nas dependências da Escola de Qualificação Centro de Cidadania Erosita França Leclair. No atendimento à mulher, vítima de violência, oferecemos psicólogo, assistente social e advogado. Funciona de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O subsecretário da Infância e Juventude (Sinjuv), Antonio Felipe Gonçalves, falou da retomada do Projovem, Programa de Qualificação, da reaproximação do Centro de Referência à Criança e Adolescência (Criad), e de recursos para execução de medidas educativas de jovens em conflito com a lei e fortalecer a questão do combate à pedofilia e abuso sexual de crianças e adolescentes.

Hildemar Miranda enfatizou os serviços prestados por sua entidade.

- Oferecemos curso de informática, assistência jurídica , encaminhamento para o mercado de trabalho, palestras em sobre acessibilidade em escolas e faculdades e em outros locais; modalidade esportiva (basquete paraolímpico); atendimento odontológicos aos deficientes, viagens ABBR, INTO (HTO), IFF e outros, e intérprete de Línguagem Brasileira de Sinais (Libras), doação de fraldas, material de cessão como cadeira de rodas, cadeira higiênica, muletas, andador, cama hospitalar, colchão d’água, bengala e sessões de equoterapia, afirmou.

Ele sugeriu o nome do odontólogo Lindolfo Barroso, falecido nesta terça-feira (17) para o centro de odontologia da subsecretaria, projeto que será apresentado à Câmara Municipal para votação.

- O doutor Lindolfo se dedicava de corpo e alma ao serviço de atendimento odontológico familiar, foi um dos maiores entusiastas da criação do serviço e nunca viu dificuldade nem media esforços para atender pessoas com deficiência até mesmo em suas residências, enfatizou Hildemar.