logo

Secretaria de Educação esclarece dúvidas sobre o remanejamento Escolar

23/02/2011 10:01:46 - Jornalista: Douglas Fernandes

A grande procura dos pais pelo remanejamento nas unidades escolares do município levou a Secretaria de Educação de Macaé a aumentar seu atendimento à comunidade e esclarecer seus procedimentos. Desde o início deste ano, mais de três mil pedidos de transferências foram solicitados ao setor de matrícula. O próximo resultado desse processo será divulgado no dia 15 de março. Mesmo com o expressivo número, muitos pais buscam urgência na mudança de escola, o que acaba gerando dúvidas referentes ao processo.

O Secretário de Educação Guto Garcia esclarece que, o remanejamento, apesar de acelerado, ocorre “pelo interesse em mudar de escola e pela vaga na unidade em que se pretende estudar. Sem isso, não podemos remanejar o aluno. E este processo necessita de tempo e da compreensão dos pais”, declara.

Ele ainda explica que grande parte dos alunos que buscam o remanejamento é da própria rede de ensino e considerados prioridade na transferência. “Mesmo assim, temos uma grande procura de remanejamentos para bairros próximos, onde o aluno reside e só podemos realizar essa mudança quando outro aluno desta mesma escola busca também uma transferência”, completa.

O secretário afirma que ainda existem vagas na rede municipal, mas destaca que a procura por determinadas escolas tem refletido o interesse de estudar próximo á residência. “O Lagomar é um grande exemplo. Sabemos que a população busca escolas no seu bairro e, cientes disso, construiremos, neste ano, mais duas unidades no local, a fim de atendermos aqueles que não querem matricular seus filhos em escolas no Centro ou no Parque Aeroporto, devido à distância e preocupação natural que possuem”, avalia.

O processo de remanejamento vem acontecendo de forma contínua desde novembro de 2010. “No total, foram remanejados mais de cinco mil alunos e o processo é feito de forma continuada durante todo o ano. E, para os pais que estão chegando à rede municipal, também é realizada a pré-matrícula durante todo o ano letivo”, explica.

Guto esclarece também que o resultado do remanejamento é divulgado na escola de origem do aluno, facilitando o processo de troca. Casos diferenciados que requerem análise são encaminhados pelo diretor da escola à Secretaria de Educação. “Resultados dos remanejamentos, bem como os pedidos de transferência, são obtidos na escola de origem assim que a vaga é disponibilizada. Tudo pode ser feito na escola de forma a acelerar o processo.”, informa.

A subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, afirma que todos os casos estão sendo analisados com cuidado. “As pessoas precisam ter paciência porque a Secretaria de Educação trabalha constantemente para conseguir solucionar os problemas de cada aluno”, destacando o exemplo dos pais que tiveram que vir para Macaé devido aos problemas ocorridos na Região Serrana do Estado do Rio em função das fortes chuvas no início do ano.

- Muitos pais tiveram que mudar para Macaé porque simplesmente ficaram desabrigados e isso sobrecarregou a nossa estrutura ao receber essa grande quantidade de alunos de outras cidades. Mas a pré-matrícula está sendo feita e nenhum aluno pré-escolar e ensino fundamental pode ficar sem vaga”, completa.