logo

Secretaria de Educação implanta coleta seletiva

11/11/2010 16:25:09 - Jornalista: Assessoria Educação

A coleta seletiva de lixo é uma das preocupações da rede municipal de ensino de Macaé. A programação desenvolvida desde o dia 17 de julho está a todo vapor e para isso foi produzido um painel temático no local em que ficam situados os coletores específicos. A intenção é aliar a educação à conscientização ambiental.

Além disso, também são realizadas palestras com profissionais da Educação e equipe da limpeza. Hoje, a Secretaria conta com coleta de metais, plástico, pilhas, baterias, vidro, papel e outros materiais, que são encaminhados para a Escola Municipal de Educação Infantil Marly Vasconcelos, no Novo Botafogo. Produtos como garrafas pet e outros materiais recicláveis são encaminhados para a empresa Transforma, que em contrapartida doa materiais didáticos para a unidade.

Conforme explica a subsecretária de Educação, Gelda Tavares, as palestras fazem parte de um processo contínuo para conscientizar os profissionais, principalmente da limpeza. “O objetivo é para aprender a coletar e separar resíduos e também a reaproveitar o óleo de cozinha, que pode ser reutilizado e transformado em barra de sabão”, completa..

Painel - Para melhor destacar a campanha voltada para o meio ambiente, a Secretaria de Educação propôs atrair o público com a criação de um painel produzido pelo o grafiteiro e professor Marlon Gitiranna, o Muk. A obra, especialmente voltada para conscientização ambiental, conta com com imagens de uma arara, da vegetação da região e ao fundo a silhueta do ponto principal turístico e ecológico de Macaé, o pico do Peito do Pombo.

Entusiasmado com o trabalho, o grafiteiro com 17 anos de carreira utilizou 16 latas de spray especiais. Muk destaca que oportunidades como estas reforçam a valorização do trabalho do grafiteiro. Ele lembrou que foi responsável por trabalhos de grafite como o painel na unidade municipal Zelita Rocha, que ganhou um personagem usando óculos com o reflexo da escola na lente.

Além disso, Muk também produziu junto com os alunos do curso de grafite promovido pelo Cetep um painel com personagens, letras e animais. “Hoje, o grafite está sendo mais valorizado. Pais e estudantes se interessam , se mobilizam, apreciam e desejam aprender a arte que consiste em painéis que constam letras, personagens, abstrato e surrealismo”, destacou.

Os próximos trabalhos do grafiteiro, que recentemente foi participar do Encontro Mundial de Grafite, no Peru, é participar de uma exposição do trabalho, na Gávea, no Rio de Janeiro, no dia 18, um evento no dia 20 do Cinetrart, no Kenzas Hall, em Macaé, além do Encontro de Favelas, no dia 24.

Outra novidade é que a Secretaria Municipal de Educação está elaborando o projeto de implantação dos copos individuais a fim descartar a utilização do uso dos copos descartáveis. Para a subsecretária em Educação, Saúde, Cultura e Meio Ambiente, Conceição de Maria Alves, a intenção é que a coleta seletiva faça parte da rotina dos funcionários e profissionais do setor e os auxiliares de limpeza separem, coletem e depositem o lixo nos contêineres instalados na sede da Educação.