Os problemas de acesso dos estudantes ao transporte público, a entrega, cadastro e recadastramento do passe eletrônico pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) foram esclarecidos, na quinta-feira (25), pela subsecretária de Administração, Rose Salgado, durante entrevista em uma rádio local. Ela explicou ainda que o órgão implantará, nas próximas semanas, uma central de atendimento aos alunos da rede que funcionará em sua sede.
Durante o programa ela informou que as empresas de ônibus deverão aceitar o acesso dos alunos que ainda não receberam os cartões, quando estes apresentarem documentação da escola, a carteira de estudante do ano passado ou estar devidamente uniformizado. “Caso a entrada seja negada, o aluno deverá nos comunicar com urgência”, disse.
A subsecretária disse também que o estudante deverá anotar a placa do ônibus e o horário do ocorrido. “Foi definido junto com as empresas que dentro de 30 dias todo o aluno da rede que necessita desse benefício utilizará o transporte gratuitamente mediante aos termos acordados”, explicou. Na tarde do mesmo dia ela ainda se reuniu com representantes da Mactran, que coordena o passe eletrônico. Foram debatidos os problemas enfrentados pelos alunos.
Quanto à entrega, cadastro e recadastramento dos cartões eletrônicos para os alunos Rose Salgado informou que o processo de implantação do novo passe atenderá a todos os alunos assistidos. “Ocorreram problemas na confecção de alguns cartões que serão entregues corretamente dentro dos próximos dias. Estes serão enviados para as escolas e entregues aos alunos”, disse.
Já os alunos que efetuaram o cadastro, no ano passado, e foram transferidos, neste ano, para outras escolas deverão retirar seus cartões na sede da Secretaria de Educação, na sala 205, mediante a apresentação da declaração de matrícula da escola atual. “As escolas estão nos entregando as carteiras para que o procedimento de entrega ao aluno seja feito de forma segura em nosso local. Todos os alunos receberão o benefício”, retornou a informar.
O cadastro e recadastramento dos alunos continuam a ser realizados na Subsecretaria de Esportes, localizada na Praça Washington Luiz, das 8h30 às 17h. Basta levar uma declaração da direção da escola devidamente preenchida, assinada e encaminhada pela mesma além do comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG.
O transporte escolar gratuito atende à Lei 2.237, de 2002, e a sua mudança para o passe eletrônico se deve à segurança dos alunos e de sua utilização junto às empresas. A tecnologia utilizada impede clonagens e falsificações dos cartões. Em caso de perda, o beneficiário pagará pela segunda via.
Segundo a secretária de Educação, Gelda Tavares, a substituição do papel para a bilhetagem eletrônica foi uma decisão acertada, uma vez que os funcionários afirmaram que o procedimento era mais seguro. “Uma das vantagens do passe eletrônico é a praticidade. Ela torna mais fácil o embarque, descomplicando a vida dos alunos e passageiros, oferecendo maior controle e fiscalização em todo o processo de distribuição desse benefício”, disse.