Foto: Luiz Bispo
Novos diretores conheceram melhor a estrutura da Secretaria e já começam no cargo na próxima segunda.
Os novos diretores e adjuntos da rede municipal, escolhidos por meio de uma eleição direta, foram recepcionados pela equipe da Secretaria de Educação na última quarta-feira (28). O encontro faz parte da fase de transição pela qual estes profissionais estão passando. Na oportunidade, eles puderam conhecer melhor toda estrutura da Educação, inclusive os profissionais que a compõe e todos os instrumentos disponibilizados para que seja realizado um trabalho em parceria, contribuindo para o melhor planejamento pedagógico do ano letivo e para uma melhor qualidade do ensino no município.
- O encontro serviu para que os diretores eleitos possam saber um pouco mais sobre como funciona e como irá funcionar ano que vem a Educação como um todo. O diretor de escola é um dos profissionais mais importantes da Educação, já que são eles que lidam diretamente com professores, alunos, pais e responsáveis, além da comunidade. São eles também o elo com a Secretaria de Educação, a Prefeitura, o Legislativo e o Ministério da Educação (MEC) – lembrou o secretário de Educação, Guto Garcia.
O secretário aproveitou a ocasião para falar sobre a Lei Complementar nº 191/2011, que além de dispor sobre a regulação da função de Direção de Unidade Escolar da rede municipal de ensino de Macaé e outras providências, garante também gratificações aos profissionais que atuam na gestão escolar a partir de primeiro de janeiro:
- Estamos valorizando como nunca estas pessoas tão importantes na gestão escolar que são os diretores. A intenção é oferecer aos diretores mais e melhores benefícios, já que o cargo exige muita responsabilidade. Isso valoriza a sua atuação junto a escola, completou o secretário de Educação.
Além dos projetos pedagógicos para 2012 e de toda estrutura da Educação, na ocasião, os profissionais ainda puderam tirar dúvidas sobre diversos temas, como o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), a construção e as reformas das escolas, realização do concurso público, do curso preparatório e profissionalizantes oferecidos pelo CETEP, prestação de contas e repasse das verbas para as escolas, dentre outros. O secretário ainda adiantou que estão sendo preparadas outras parcerias, uma delas com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para oferecer pós-graduação e cursos de mestrado voltados para a área da educação.
– O trabalho é duro, mas a dedicação deles será fundamental para que de certo. Este grupo chegou com todo gás e vontade de acertar e vão, sempre contando com a nossa parceria para o que eles precisarem – disse a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco.
Uma das novas diretoras eleitas, Andréa Martins, saiu do encontro satisfeita e pronta para o novo desafio: “O desafio é grande, mas acho que o trabalho realizado com amor e dedicação, além da parceria e do apoio técnico-pedagógico que a Secretaria de Educação está demonstrando, tem tudo para ser bom. Esta é uma garantia para que tudo dê certo”, afirmou a diretora-geral da Escola Parque Municipal Maria Angélica Ribeiro Benjamin.
O processo de eleição para a escolha dos novos diretores foi dividido em três fases. Na primeira etapa os diretores realizaram uma prova de certificação sobre gestão das escolas preparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e apresentaram um plano de Gestão Escolar. Já a eleição direta, que contou com a participação de professores, servidores vinculados à escola, alunos, pais e responsáveis, completou a segunda etapa do processo.
Com isso, de cerca de 60 escolas municipais de Ensino Fundamental, 16 vão receber novos diretores, enquanto 44 diretores receberam a maioria dos votos e se mantiveram no cargo. Além disso, das 43 escolas de Educação Infantil, oito vão contar com novos diretores escolhidos nesta eleição e 35 que se mantiveram no cargo. A novidade é que, a partir de janeiro, todas as escolas de ensino infantil vão contar com adjuntos. Os diretores aprovados vão assumir os cargos na próxima segunda-feira, dois de janeiro.
Na terceira fase do processo, estes diretores eleitos vão participar de um curso de pós-graduação em Gestão Escolar. Além da democratização, a proposta é qualificar os gestores para contribuir com a melhor qualidade do ensino.