A Secretaria de Educação de Macaé iniciou seu projeto de visita às escolas municipais na última terça-feira (24). O Colégio Municipal Eraldo Mussi foi a primeira unidade de ensino a receber o “Educação Itinerante”, que semanalmente percorrerá as escolas da rede, buscando ações integradas e a melhoria na qualidade do ensino. Para alcançar este objetivo, serão ouvidas sugestões dos educadores no que se refere às ações e projetos que possam ser realizados em parceria com os demais órgãos públicos ou empresas privadas. A iniciativa pretende aproximar os serviços oferecidos pelo município da escola.
- Nossa proposta a partir de agora será reunir duas ou mais escolas em um único encontro, para que possamos também integrar em uma determinada área para que assim possamos manter uma atividade conjunta, apoiada na troca de experiências e alternativas de trabalho baseado na construção da gestão democrática e participativa – adiantou a secretária de Educação, Marilena Garcia.
Localizado nas Malvinas, o Eraldo Mussi foi escolhido para ser a primeira unidade escolar visitada por este se tratar do segundo bairro de Macaé a passar pelo processo de pacificação da Polícia Militar. Desde janeiro, quando a localidade foi ocupada, o município vem oferecendo apoio reforçado a unidade escolar como forma de buscar uma aproximação com a comunidade, além voltar de oferecer serviços antes suspensos no local por conta da criminalidade.
Algumas secretarias e parceiros da Educação, como o Cemeaes, Art Luz, Escola em Ação, Coordenadoria da Mulher, Coordenadoria Extraordinárias de Combate às Drogas, Secretaria de Meio Ambiente, entre outros, também participaram da primeira visita do “Educação Itinerante”.
Durante o encontro, a direção da escola e os professores presentes puderam expor suas necessidades, conhecer alternativas de atividades conjuntas e orientações referentes ao problema apresentado. Desta forma, questões quanto ao reparo da unidade escolar, projetos culturais, atividades recreativas e auxiliares nas escolas puderam ser tratadas diretamente com os setores responsáveis.
A diretora do Colégio Municipal Eraldo Mussi, Claudia Castro, avaliou positivamente o encontro, no qual conseguiu garantir benefícios aos alunos, como aulas de dança, capoeira, além de cursos de capacitação, atendimento médico, palestras e melhorias na infraestrutura: “Todo o encontro em que a escola pode ser ouvida, entendida e atendida, nos ajuda a melhorar nosso trabalho e, consequentemente, a qualidade do nosso ensino”, comentou.