Secretaria de Mobilidade Urbana conhece equipamento para pesagem de veículos de carga

04/08/2010 20:40:23 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Kaná Manhães

A demonstração aconteceu na avenida Aloizio da Silva Gomes, onde o fluxo de carretas é grande

Na manhã desta quarta-feira (4) a equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana participou de demonstração de equipamento para pesagem de veículos de carga, ação complementar ao processo de regulamentação do transporte de carga de Macaé, iniciado em julho de 2009. A demonstração aconteceu na avenida Aloizio da Silva Gomes, onde o fluxo de carretas é grande devido a proximidade com a avenida Prefeito Aristeu Ferreira da Silva, no Novo Cavaleiros.

A secretaria de Mobilidade Urbana é responsável pela fiscalização dos transportes operantes no município, no que se refere a fretamentos e carga. A Lei municipal 3.238/2009 sobre transporte de carga foi regulamentada pelo Decreto municipal 267/2009, de novembro de 2009, processo que vem passando por aprimoramento permanente. A instituição da pesagem é mais uma etapa deste processo que, quando operante, permitirá que se tenha exata noção do volume de carga circulante no município, cargas excessivas e diagnóstico das vias mais impactadas pelo transporte de carga, fato que possibilitará planejamento mais eficiente na etapa de pavimentação.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, afirma que o transporte de carga no município é realidade nunca antes regulamentada, fato que somava grandemente na saturação do trânsito. “Quando regulamentamos o transporte de carga, a partir de amplo estudo e pesquisa, demos importante passo para o ordenamento do nosso trânsito na medida em que estabelecemos horários de circulação e rotas para veículos de carga acima de seis toneladas e prancha baixa”, ressaltou Jorjão que agora está empenhado em viabilizar a etapa de pesagem.

O equipamento da empresa Novatech Serviços e Sistema S/A possibilita a pesagem em operações móveis e de postos fixos, emitindo relatório que informam peso por eixo, peso bruto total do veículo e capacidade máxima de tração (CMT). Segundo o diretor Executivo da empresa, Teófilo Silva Galvão, veículos que excedem, por exemplo, 30% da carga impactam diretamente no tempo de vida da via que, construída para durar 10 anos, passa para três.

- O equipamento registra o perfil do veículo oferecendo dados relevantes ao órgão fiscalizador, tanto para controle como para planejamento. O procedimento de pesagem não prejudica em nada o fluxo dos veículos, pois não há necessidade de parar, somente de redução da velocidade.

Segundo dados da secretaria, que realizou em setembro de 2009 contagem de fluxo na avenida Aloisio da Silva Gomes, antes da regulamentação do transporte de carga, diariamente passam pela via 4.308 veículos, dos quais 142 são carretas e 292 são caminhões, ônibus e vans. Com esta demonstração o governo municipal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, se prepara para o cumprimento de mais uma etapa do processo de regulamentação do transporte de carga, com outras fases ocorrendo concomitantemente com o estudo para carga e descarga de mercadorias no município.


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