A Secretaria de Mobilidade Urbana estuda a possibilidade de implantar um sistema de aluguel de bicicletas na cidade. A intenção é disponibilizar para a população bicicletas públicas como meio de transporte alternativo e sustentável complementando o Sistema Integrado de Transporte (SIT).
O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, conheceu o sistema em funcionamento no Rio de Janeiro, onde as bicicletas estão posicionadas em 19 estações localizadas nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon e Lagoa. Projetos semelhantes já operam, além da cidade do Rio de Janeiro, em São Paulo e na Europa. O objetivo é propor uma alternativa sustentável de locomoção e, por consequência, em longo prazo, melhorar o sistema de trânsito local.
No Rio, o gerenciando do sistema de aluguel de bicicletas cabe a Secretaria de Transporte do Estado, que apresentou o projeto à Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé. As bicicletas são especiais e diferenciadas do padrão encontrado para venda no comércio. As estações têm gerenciamento computadorizado, com comunicação sem fio por Wifi ou 3G, e alimentadas por energia solar e baterias automotivas.
O sistema de aluguel funciona da seguinte forma: o usuário entra no site do sistema ou liga para a central e se cadastra. O usuário então compra os passes, que podem ser diários, semanais, semestrais ou anuais, podendo utilizar a bicicleta quantas vezes quiser ao longo do dia. A única regra é que a cada 30 minutos, no máximo, a bicicleta deve ser colocada numa das estações e então, se for desejo, retirar uma outra para uso.
No Rio, o sistema passa por aperfeiçoamento para que portadores de cartões de bilhetagem eletrônica tenham como usar seus créditos. O secretário Jorjão Siqueira pretende adequar o sistema à realidade de Macaé, agregando mais esta modalidade de transporte do Sistema Integrado de Transporte.