Foto: Divulgação/Secretaria de Ordem Pública
O Programa Guarda Mirim atende meninos e meninas entre 14 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino
A Secretaria de Ordem Pública formou na tarde desta sexta-feira (5), mais uma turma de integrantes do Programa Guarda Mirim. Formaram, ao todo, 11 jovens entre meninos e meninas de 14 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino do município.
Para o comandante da Guarda Municipal, Robson Braga, o programa da Guarda Mirim é importante para a formação da cidadania desses jovens. “É com muita alegria que a gente recebe de volta esse projeto, principalmente neste período de pandemia”, ressaltou.
Daniel Guedes, 17 anos, participa do Programa da Guarda Mirim há três anos e conta que com as aulas de capacitação desenvolveu o sentimento de servir à população e ainda ter mais disciplina no seu dia a dia. “São ensinamentos que levarei para o resto da minha vida, principalmente para a carreira profissional”, afirmou.
O programa oferece escolaridade, resgatando a defasagem escolar com a aceleração de estudos e treinamento básico nos serviços administrativos, encaminhando e acompanhando dos adolescentes para empresas conveniadas, como aprendizes, onde permanecerão até os 18 anos.
O objetivo é formar jovens para o mercado de trabalho. Antes de começarem a atuar, os guardas mirins passam por curso de três meses de duração, em horário alternativo ao da escola, com as atividades de cunho social, educativo e esportivo abrangendo aspectos de patriotismo, civismo, cidadania, meio ambiente e trânsito, além de campanhas educativas feitas pela corporação. Os guardas mirins recebem bolsa-auxílio mensal de meio salário-mínimo, com carga horária de quatro horas.