Cuidados com alimentos tradicionais consumidos na Semana Santa devem ser redobrados. A secretaria Especial de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, alerta a população para os cuidados que devem ser tomados na compra de pescados e chocolates (ovos de páscoa), entres outros produtos utilizados nesta época do ano. A ação da secretaria e a visita de fiscais a estabelecimentos comerciais que vendem esses alimentos refletem a preocupação do prefeito Riverton Mussi com a saúde da população.
De acordo com o secretario de Saúde, Luiz da Penha, os produtos devem ser avaliados antes do consumo como próprios e impróprios.”Peixes com escamas que soltam facilmente, musculatura flácida e as guelras escuras (decomposição) são produtos impróprios para o consumo. Já os que têm olhos sem brilhos e se apresentam sem órbita, não devem ser consumidos por conta do risco da intoxicação alimentar”, ressaltou o secretário, dizendo que o peixe quando está em condição de consumo, tem escamas firmes, olhos brilhantes e guelras vermelhas.
Bacalhau – Considerado carro-chefe deste período, o peixe necessita de cuidados e atenção especial na hora da compra. Quando a musculatura se apresenta amolecida, úmida e pegajosa e a área de coloração se mostra anormal, com manchas avermelhadas, é sinal da presença de bactérias próprias aos meios que contêm cloreto de sódio, o que torna o peixe impróprio para o consumo.
Chocolate – É um alimento composto de massa de cacau, sacarose, manteiga de cacau, flavonóides e ingredientes adicionais como leite, passas, castanhas, amêndoas. Além de gordura e carboidratos, o chocolate contém alguns minerais como ferro, potássio, cobre, manganês e magnésio. O consumidor, na hora de comprar o produto, deve estar atento à data de validade do produto e de como ele está sendo conservado.