Secretaria de Saúde alerta sobre os cuidados durante as chuvas

04/01/2007 14:55:54 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria Municipal de Saúde de Macaé (Semusa) alerta à população sobre os cuidados que devem ser tomados durante o período de chuvas. Além dos danos materiais, as chuvas também trazem problemas de doenças que se proliferam com as inundações e enchentes, em especial a leptospirose e a dengue.

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e das Unidades de Saúde orientam a população para que evite entrar em contato com a água empossada e lama que podem ser focos de contaminação. Com as chuvas, os ratos saem das suas tocas e as pessoas ficam mais expostas ao contato com bactérias, devido às enchentes e alagamentos.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, alerta ainda sobre os riscos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, após o período de chuva. “É importante que a população participe e elimine os criadouros de suas residências, retirando todos os recipientes que podem acumular água”, solicitou.

Leptospirose – A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria encontrada na urina do rato que normalmente se espalha em água suja das enchentes. Os principais sintomas da leptospirose são febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na batata da perna) e vômito, e aparecem, em média, de sete a 14 dias após a contaminação. Ao sentir algum destes sintomas, procure, o mais rápido possível, uma Unidade de Saúde e informe ao médico se houve contato com água ou lama de enchente.

De acordo com dados do CCZ, em 2006 foram registrados quatro casos de leptospirose, sendo dois importados (contraídos em outra cidade). É importante evitar contato da pele e mucosas com água de enchentes, usando botas e luvas, combater a presença de ratos dando destino correto ao lixo, não acumular entulho e manter limpos os terrenos baldios.