Foto: Maurício Porão
Após receber os equipamentos, enfermeiros fazem capacitação para uso em módulos do Estratégia Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS)
A enfermeira dermatológica podiatra Suellen Almeida coordenou a capacitação para o teste neurológico, e passou para cerca de 60 enfermeiros e enfermeiras a importância do teste de monofilamento para a prevenção de lesões e amputações dos pés do paciente diabético.
- No ano passado começamos junto à Vigilância em Saúde a fazer capacitação em relação à diabetes e vimos a necessidade de entregar para todos os profissionais o aparelho e fazer a qualificação – informou a Coordenadora de Atenção Especializada, Thaís Ferreira Rodrigues.
A enfermeira Renata Mendes, que atua no Morro de São Jorge há um ano e meio, destacou a relevância da capacitação para a rede municipal de saúde.
"Os monofilamentos permitem diagnosticar a neuropatia diabética. É um teste neurológico”, explicou a especialista.
“É fundamental para nós que trabalhamos na ponta, no dia a dia com a população. Através desta metodologia, conseguimos fazer melhor orientação para os pacientes diabéticos”, classificou.