logo

Secretaria de Saúde divulga números da dengue de 2010

13/01/2011 16:22:42 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Kaná Manhães

Os números tiveram diminuição considerável, se comparados ao ano de 2007, também epidêmico

A Gerência de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Macaé, divulgou na tarde desta quinta-feira (13) os números da dengue de 2010. Apesar de o ano passado ter sido considerado de epidemia da doença em todo o estado, os números tiveram diminuição considerável, se comparados ao ano de 2007, também epidêmico.

Foram 696 casos confirmados por exames laboratoriais, em 2010. Já em 2007 foram 1098 casos, ocorrendo uma diminuição de 402 casos no ano passado. Os registros apresentaram, para 2010, um número de casos clássicos de 479 e 197 com complicações. Com relação a febre hemorrágica, foram confirmados 19 casos.

Para a gerente de Vigilância em Saúde, Laila Nunes, reiterando a fala e a política do governo federal no combate à doença, que atinge pico de casos no verão, é preciso multiplicar os esforços contra o mosquito transmissor no início deste ano.

- Comunicar a população como se prevenir e buscar atendimento é fundamental, e nesse ponto a imprensa local é uma da principais propulsoras neste papel. A prefeitura já está fazendo as suas ações de prevenção, mas a participação da comunidade é que faz toda a diferença, comentou .

Caravana Nacional contra a Dengue

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, iniciou na sexta-feira (7), pelo Rio de Janeiro, as atividades de mobilização para o enfrentamento da dengue, retomando a chamada Caravana da Dengue. Nos meses de janeiro e fevereiro ele vai visitar pelo menos sete estados para alertar sobre os riscos de contágio e as formas de prevenção, além de mover gestores de saúde e de outras áreas (entre elas a educação, o saneamento básico, o abastecimento de água e limpeza pública).

Para fortalecer a Caravana Nacional contra a Dengue, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Macaé intensifica nesse início de 2011 a mobilização para a prevenção contra a dengue na cidade. Neste caminho, O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fecha amanhã a atualização do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de Macaé.

O coordenador do CCZ, Rogério Lemos, acredita que até a próxima terça-feira (18), a cidade e a própria Secretaria de Saúde terá em mãos os resultados, que contribuirão para ações pontuais, agora no verão, com foco no combate ao mosquito.

No novo mapa da dengue no país, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro são os estados com alto risco de enfrentar epidemia neste começo de ano. Roraima, Amapá, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul estão com risco alto para a dengue e também precisam reforçar as ações de prevenção e combate à doença.


A baixo uma lista de ações diárias que devem fazer parte do cotidiano do macaense:

Verifique o seu quintal
Tampe a caixa d’água
Limpe a calha do telhado
Não deixe água parada na laje
Recolha e trate o lixo de maneira adequada
Coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas
Converse com seus vizinhos e companheiros de trabalho sobre o que estão fazendo contra a dengue

Vá ao posto de saúde mais próximo, sentindo os sintomas:

Febre alta repentina
Forte dor de cabeça e dor atrás dos olhos
Não tome medicação por conta própria

A dengue é um problema de todos nós e todo mundo pode fazer algo para evitá-la.