logo

Secretaria de Saúde garante reforço na assistência para crianças prematuras

18/03/2015 10:40:00 - Jornalista: Equipe Secom

Com um trabalho voltado para a prevenção e promoção da saúde, a partir do próximo mês, Macaé será Polo Regional de Aplicação da Palivizumabe. A medicação é utilizada em crianças prematuras extremas, que nasceram com até 28 semanas e visa prevenir infecções respiratórias agudas.

A utilização do medicamento segue as normas técnicas do Ministério da Saúde e a distribuição é feita pela Secretaria Estadual de Saúde, responsável ainda pelo cadastro dos pacientes.

- Trazer a aplicação desse medicamento para Macaé foi uma grande conquista. Vamos evitar que as mães tenham o transtorno de ter que se deslocar com seus bebês prematuros para outras cidades como Campos ou Rio de Janeiro. Após visita e avaliação da estrutura oferecida pela Casa da Vacina, o município recebeu o aval do Estado – esclarece Ana Paula Dal-cin, Gerente de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Macaé.

O palivizumabe é um medicamento indicado para o tratamento preventivo contra infecções pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A medicação é oferecida nos períodos de surto de doença respiratória aguda, durante os meses de abril a agosto.

As infecções respiratórias agudas são causas de morte infantil em todo o mundo. O risco de desenvolvimento de doença grave pelo vírus VSR é alto em crianças prematuras extremas (até 28 semanas), com doença pulmonar crônica de prematuridade e cardiopatas. Estas crianças já saem da unidade intensiva neonatal com a medicação prescrita pelo pediatra.