logo

Secretaria de Saúde implanta programa Follow Up para bebês de alto risco

17/08/2007 16:14:52 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Visando à integralidade das ações de saúde com o objetivo de contribuir, cada vez mais, para o aprimoramento da qualidade de vida da população, a secretaria Especial de Saúde implantou recentemente o Programa Follow Up, voltado para a avaliação, acompanhamento e tratamento de bebês de alto risco.

A coordenadora de fisioterapia e terapia ocupacional, Jussara Natalino, lembra que bebês de alto risco são aqueles nascidos de gestação com histórico de problemas antes, durante ou depois do parto, a exemplo dos prematuros, sindrômicos e/ou com seqüelas neurológicas.

O programa que é desenvolvido na sede do Núcleo de Saúde Mental conta com uma equipe multiprofissional especializada, composta por fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional. Assim que são encaminhadas para o tratamento, os bebês passam por uma minuciosa avaliação com o objetivo de detectar precocemente os desvios do desenvolvimento.

A fisioterapeuta do programa, Sandra Coelho de Assis, acrescenta que o objetivo do Follow Up é estimular a criança desde o nascimento, auxiliando no desenvolvimento neurológico, psíquico e motor. “Quanto mais cedo a criança começa o tratamento, mais garantias ela tem de obter um desenvolvimento normal ou próximo do normal”, frisou.

O trabalho realizado pela equipe multiprofissional visa atenuar ou evitar deformidades, atrofias, distúrbios motores, sensoriais e cognitivos. Atualmente o programa atende 90 crianças de zero a dois anos com dificuldades na alimentação, sucção e deglutição, alteração no sistema nervoso. O tratamento é feito através do conceito neuro-evolutivo Bo bath e integração sensorial.

A coordenadora administrativa do Núcleo de Saúde Mental, Telma Lobo, ressalta que, quando necessário, as crianças continuam recebendo toda assistência necessária até os sete anos de idade.