logo

Secretaria de Saúde intensifica ações contra a dengue

28/03/2011 14:50:32 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho

Prefeitura promove ações em toda a cidade para combater o mosquito

Além de intensificar os trabalhos de visitas domiciliares com tratamento e eliminação dos focos do aedes aegypti, transmissor da dengue, a secretaria de Saúde de Macaé vem realizando algumas ações de orientação, distribuição do medicamento homeopático contra a dengue e curso de capacitação para os profissionais. As ações estão sendo feitas pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em parceria com o Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas.

Em situação de alerta devido ao aumento do número de Infestação Predial médio da cidade - que passou de 1,6% para 1,8%, segundo os dados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) - os agentes de endemias estão intensificando as ações para evitar a disseminação de casos da doença.

- É importante que a população entenda que a colaboração de toda sociedade é fundamental para evitar a doença, que este ano já matou 18 pessoas no estado do Rio segundo a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil -, alertou o supervisor geral do CCZ, Flavio Paschoal.

Segundo dados da Coordenação de Saúde Coletiva de Macaé, de janeiro a 25 de março, foram registradas no município 62 notificações, sendo 34 confirmações, destas 25 classificadas como dengue clássica e nove com complicações.

Agentes levam ações ao Moacyrzão

No último final de semana os agentes de endemias, os agentes comunitários de saúde do Programa Saúde da Família e a equipe do programa de homeopatia, estiveram presente aos jogos no Estádio Cláudio Moacyr.

Foram distribuídos folhetos explicativos orientando a população sobre como evitar a proliferação do mosquito e os sintomas da doença. Também foi oferecido o medicamento homeopático contra a dengue, que visa atenuar os sintomas da doença. Segundo Flávio, o trabalho é feito antes das partidas e durante os intervalos. A equipe atuará em outros jogos.

- Nosso objetivo é atingir um número cada vez maior de pessoas para que elas se conscientizem da importância da eliminação dos criadouros do mosquito, pois a dengue é uma doença grave e pode matar, frisou.

Outras ações desenvolvidas pelo Centro de Controle de Zoonoses são a pulverização dos bairros considerados de risco, com o carro fumacê e a atuação das equipes em pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, empresas de ônibus e cemitérios.

A população pode contar ainda com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta das 8h às 17h.

Capacitação – Todos os anos a secretaria de Saúde realiza ciclos de capacitação com profissionais da saúde, para atualização em dengue. Em fevereiro, a coordenação de Vigilância Epidemiológica ministrou a oficina sobre as mudanças estabelecidas pelo Ministério da Saúde sobre a notificação de casos graves e as mortes suspeitas por dengue.

Este mês o tema da atualização será o atendimento e o acompanhamento do paciente com suspeita de dengue e atualização do perfil epidemiológico. Os cursos são direcionados aos profissionais de saúde da rede pública e privada.


Fotos Relacionadas