Além do trabalho de orientação e conscientização dos moradores das áreas mais atingidas pelas chuvas da última semana, a secretaria municipal Especial de Saúde (Semusa) iniciará nos próximos dias a vacinação e pulverização dos bueiros, visando a prevenção e o combate de doenças provenientes das águas e lama contaminadas.
De acordo com a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Aparecida Nunes, os moradores serão imunizados contra o tétano e gripe. Nos bairros onde há unidades do Programa Saúde da Família (PSF) a vacinação será realizada pelos profissionais, já nas localidades onde não há PSF, serão disponibilizadas equipes de vacinadores para atender as comunidades.
Os agentes de combate a endemias e de controle de roedores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão trabalhando nos bairros Nova Holanda, Nova Esperança e Brasília juntamente com os agentes comunitários de Saúde do PSF, intensificando as ações de prevenção, orientando os moradores sobre os cuidados que devem tomar após as chuvas, avaliando as áreas com possibilidades de focos de roedores e do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.
Laila ressalta que assim como a água, a lama das enchentes também tem alto poder infectante e nestas ocasiões fica aderida aos móveis, paredes e chão das casas.
A recomendação dos profissionais de saúde é que seja retirada toda lama, sempre se protegendo com luvas e botas de borracha, além de lavar o local, desinfetando com uma solução de água sanitária na seguinte proporção: para um balde de 20 litros de água, adicionar quatro xícaras de café (copinhos de 50 ml) de água sanitária.
Outra preocupação é a ingestão da água contaminada, pois a pessoa está sujeita a distúrbios gastrointestinais, como diarréias infecciosas causadas por microorganismos do grupo coliforme fecal, presentes nas fezes humanas e de animais. Além disso, fica-se vulnerável a outros organismos patogênicos, como o vírus da hepatite A.
- O contato direto com essas águas, pode acometer de sérias doenças os habitantes das áreas atingidas. Uma das principais enfermidades é a leptospirose, infecção bacteriana que pode levar à morte quando não diagnosticada rapidamente e, com grande freqüência produz graves seqüelas ao organismo humano, principalmente aos rins -, alerta a coordenadora de Saúde Coletiva.