Considerado modelo de implantação pelo Ministério da Saúde, o Programa Saúde da Família (PSF) de Macaé, através da Secretaria de Saúde, foi convidado pela deputada estadual Georgette Vidor para participar no próximo dia 02 de setembro do 2º Seminário de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
O secretário de Saúde, Fernando Diogo, e a coordenadora do PSF, a fisioterapeuta Ana Cristina Machado, que representarão o município farão parte da mesa de debates sobre “Políticas Públicas – Programa Saúde da Família”. O evento acontece no auditório Barbosa Lima Sobrinho.
Segundo o secretário, uma das prioridades do prefeito Riverton Mussi é promover a ampliação da capacidade de acesso dos usuários de forma integral e humanizada. “Entendemos que o PSF é a porta de entrada do Sistema Público de Saúde e nossa prioridade é trabalhar com a prevenção das doenças e melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados”, disse.
Além da equipe preconizada pelo Ministério da Saúde, como médico, enfermeiro, técnico/auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, o PSF Macaé, com ar finalidade de promover as ações intersetoriais, preventivas, de educação continuada, bem como o apoio técnico e logístico, inseriu em suas equipes de Saúde da Família o trabalho de profissionais de Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia e Odontologia.
Saúde da Família – Criado, em 1994, pelo Ministério da Saúde, o Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado há cerca de sete anos em Macaé. Atualmente o município conta com 25 equipes de Saúde da Família e duas de agentes comunitários de Saúde, num total de 156 agentes.