Visando maior integração com os diversos setores da Prefeitura de Macaé, a Coordenação do Programa DST/AIDS vai promover cursos de capacitação dos profissionais e implementação de novos serviços.
De acordo com o Coordenador do Programa, Washington Luiz Dutra, uma das primeiras medidas solicitadas pelo secretário de Saúde, Fernando Diogo, é a implementação do Programa de Prevenção Vertical do HIV, também denominada materno-infantil e a organização do fluxo de atendimento, principalmente aos profissionais de saúde vítimas de acidente biológico.
O coordenador ressalta que o programa engloba vários serviços como de atendimento ambulatorial que acompanha os pacientes com AIDS (causada pelo vírus dos HIV), os paciente soro positivo (que fez o teste e foi detectada a doença, mas que ainda não se manifestou, guarda capacidade de defesa imunológica) e os com doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Segundo Washington, outro serviço importante é o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), onde realizam-se orientações e esclarecimentos em DST/AIDS e oferece à população o exame de AIDS (sorologia anti-HIV).
Recentemente foi incorporado ao Programa, uma farmácia para facilitar ainda mais a vida do paciente atendido na unidade. “Além disso, temos o Hospital Dia, uma unidade para atendimento de observação e administração de medicamentos específicos e a assistência de uma equipe multidisciplinar”, enfatiza.
Conforme Washington, é comum observar um aumento na demanda de pessoas no período do Carnaval, procurando informações e preservativos. O Programa DST/AIDS funciona na rua do Sacramento, 122, Imbetiba.