Foto: Kaná Manhães
Durante todo o dia centenas de panfletos e cartazes com orientações sobre os malefícios do cigarro e com dicas de como parar de fumar foram distribuídos à população
Foi promovido nesta segunda-feira (31), no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, o Dia Mundial Sem Tabaco, que teve como objetivo alertar a população dos perigos que o cigarro pode trazer para a saúde. A campanha foi promovida pela Secretaria de Saúde, junto aos Programas de Saúde Bucal, Dst/Aids, Saúde Coletiva, Hipertensão e Diabetes, Saúde Mental, Centro de Apoio Psicossocial do Porto (Caps) e Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo).
Durante todo o dia centenas de panfletos e cartazes com orientações sobre os malefícios do cigarro e com dicas de como parar de fumar foram distribuídos à população. Profissionais da saúde fizeram a medição arterial e falaram sobre doenças bucais. Na parte da manhã foi promovido um arrastão da informação, com a divulgação da campanha na rua e com a participação dos estudantes do Colégio Estadual Matias Neto. À tarde, o grupo de capoeira do mestre Braçinho do Projeto Art e Luz se apresentaram.
De acordo com Cláudia Magaldi, responsável técnica pela área técnica de prevenção e controle do Caps AD Porto, este ano a campanha deu ênfase aos riscos do fumo na saúde da mulher, que pode ocasionar problemas no período da gravidez, e antecipar a menopausa, aumentando assim, as chances de osteoporose nessa fase. “As mulheres têm mais dificuldade para parar de fumar e o número de adolescentes fumantes está aumentando, por isso este ano as mulheres foram o alvo da campanha”, explicou Cláudia.
O tabaco é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas, que podem causar inúmeras doenças, não só para os fumantes como também para quem inala a fumaça do cigarro. Segundo dados do Ministério da Saúde, 200 mil pessoas morrem por ano em consequência do hábito de fumar. Doenças cardiovasculares e respiratórias, como infarto, hipertensão arterial, bronquite e enfisema são exemplos de males causados a homens e mulheres que fumam.
Quem busca por serviços de tratamento para parar de fumar pode procurar a Unidade de Tratamento do Tabagismo Caps ad Porto, na Rua Conde de Araruama, 569, Centro. A unidade oferece tratamentos individuais ou em grupo e conta com profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, pneumologia, psicologia e serviço social. Mais informações pelo telefone 2772-2317.
Dia 31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco – foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados. Esta data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo. Pesquisas apontam que o consumo de tabaco atinge, principalmente, a população de menor escolaridade e renda e que em famílias com renda mensal menor ou igual a R$ 400,00 as despesas com fumo são quase duas vezes maiores do que o despendido com educação. O preço do cigarro no Brasil, considerado o sexto mais barato do mundo, é outro estimulante para o aumento de tabagistas.