logo

Secretaria de Saúde reforça combate à tuberculose

23/03/2007 15:52:10 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento, o Programa de Controle da Tuberculose da secretaria de Saúde de Macaé, vem passando por uma série de mudanças, como o aumento no número de profissionais, aquisição de computadores e veículos. O gerente do programa, Antônio Bento da Costa, ressalta que neste sábado será lembrado o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, data importante de conscientização.

- Uma das nossas metas para este ano é descentralizar o diagnóstico e tratamento da doença no município. Para isso, realizaremos uma série de treinamentos e com os profissionais de algumas unidades básicas e busca ativa em diversas entidades como hospitais, albergues, delegacia, entre outros, disse o gerente do Programa, que é ligadoao Departamento de Saúde Coletiva.

Ele acrescenta que a tuberculose é uma doença curável, mas é preciso a adesão dos pacientes. O tratamento, totalmente gratuito, dura em média seis meses e não pode ser interrompido. “Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a tuberculose não é uma doença do passado. Ela é uma preocupação mundial, pelo número de casos e pela sua gravidade, mas que pode ser curada e erradicada”, frisou.

Segundo Antônio Bento, atualmente o município possui 70 pacientes sendo acompanhados, mas ele acrescenta que a preocupação é com os pacientes que abandonam o tratamento. “Percebemos que a maioria dos abandonos é registrada por pessoas vindas de outras cidades, que descobrem a doença quando chegam aqui e acabam retornando aos seus locais de origem e assim, continuam transmitindo o bacilo”, disse.

Em Macaé, a população além de contar com o exame baciloscopia (exame do escarro), a secretaria de Saúde também disponibiliza exames de alta complexidade como tomografia e broncoscopia. Antônio ressalta também, a rapidez no diagnóstico para o início imediato do tratamento.

O diagnóstico e tratamento da doença podem ser feitos no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e conta com uma equipe multidisciplinar comporta por médicos, enfermeiros e assistente social.

De acordo com o gerente do programa de controle da tuberculose, entre os sintomas mais comuns da tuberculose estão a tosse persistente (por mais de quatro semanas), secreção de aspecto amarelado ou com manchas de sangue, febre (baixa, geralmente à tarde), suores noturnos, perda da apetite, além de emagrecimento. “Ao detectar esses sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente o posto de saúde, pois o diagnóstico precoce facilita o tratamento e evita a transmissão em cadeia da doença”, enfatizou.