Foto: Kaná Manhães
Prefeitura de Macaé priorizou serviços públicos para toda a população nos bairros e distritos
A Prefeitura de Macaé fecha o ano de 2010 investindo ainda mais em serviços públicos. Foram adquiridas novas máquinas para garantir mais agilidade no atendimento à população e melhor qualidade no trabalho que é feito pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp). Além do recolhimento regular de lixo doméstico, feito nos bairros e distritos obedecendo a um cronograma estabelecido, a Semusp também ficou responsável por pequenas obras de melhorias, pela recuperação e manutenção de praças, galerias pluviais (para escoar água das chuvas), entre outros serviços.
O trabalho inclui ainda a limpeza de canais e valões, com retirada de toneladas de lixo, entulho e as gigogas, que são as plantas aquáticas que se proliferam com rapidez nas águas provocando mosquitos e agredindo o meio ambiente quando morrem, como foi feito várias vezes nos canais do Capote e Macaé-Campos. Homens e máquinas da prefeitura também promoveram a limpeza e manutenção do Arquipélago de Santana e do Parque de Jurubatiba, preservando o manancial ecológico na área urbana. A prefeitura, por meio da Semusp, também implantou este ano a Coleta Seletiva do Lixo com recipientes apropriados instalados nos bairros para coletar separadamente papel, metais, vidros e plásticos num trabalho de educação em conjunto com a população. A meta é atender todos os bairros e distritos até o fim de 2011.
Confira algumas das ações desenvolvidas este ano pela Semusp:
Arquipélago de Santana - A Prefeitura de Macaé intensificou o trabalho de limpeza no Arquipélago de Santana, patrimônio ambiental do município e localizado a oito quilômetros da costa. Equipes da Semusp realizaram a coleta e retirada de lixo das ilhas de Santana e do Francês durante várias semanas seguidas, recolhendo o lixo trazido pela própria maré e por visitantes, apesar de a visitação no Santana ser restrita. No Francês, aberta à visitação, a prefeitura instalou bombonas de 200 litros para que os visitantes coloquem seu lixo. Nos fins de semana, o local é muito frequentado por moradores do município e turistas. O trabalho foi feito com apoio de um barco.
Sana - A Semusp elaborou esquema especial para o Carnaval e deriados prolongados no distrito do Sana, com coleta de lixo e limpeza realizadas diariamente. Além disso, as equipes fizeram serviço completo de manutenção no distrito, que é o mais visitado por pessoas de todos os lugares devido a suas belezas naturais. Todos os corrimãos de pontes, postes metálicos do Portal do Sana e bancos receberam pintura. Os meios fios e o muro de contorno da praça foram novamente caiados. O sistema de recolhimento do lixo e varrição das ruas foi feito diariamente durante o feriado de Carnaval.
Para evitar que o esgoto contamine o solo, a prefeitura, por meio da Semusp, realizou o esgotamento sanitário com sucção das fossas sépticas nos terrenos da Cabeceira do Sana, distrito da Região Serrana de Macaé. As equipes utilizaram um caminhão com tanque e bomba a vácuo de alto poder de sucção, próprio para sugar os resíduos das fossas e desobstruir a rede doméstica. Dez dias antes, os trabalhos foram feitos no Arraial do Sana, na Barra do Sana e no portal do Sana. Em conjunto com a Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi), a Semusp também promoveu melhorias na rede de iluminação pública do Sana, quando foram trocadas 39 lâmpadas.
Manutenção de serviços públicos em vários bairros - Na comunidade da Linha, no Bairro Cajueiros, equipes da Semusp trabalharam na reforma da pracinha, com serviços de pintura, limpeza, colocação de novos bancos e reforma do quiosque. Além disso, foram feitos trabalhos de recuperação dos pontos de ônibus em toda a cidade. A prefeitura iniciou também o trabalho de recuperação, pintura e padronização dos pontos de ônibus: muitos estavam pichados e depredados pela ação de vândalos. Os trabalhos foram feitos no Centro da cidade e nos bairros Riviera e Mirante da Lagoa.
Faxina nas ruas, terrenos e calçadas – A Semusp faxinou as ruas, terrenos e recuperou calçamento e calçadas em vários bairros de Macaé logo depois do Carnaval, promovendo os serviços de manutenção. Até o fim do mês de fevereiro, homens e máquinas trabalharam na Avenida Amaral Peixoto, Morro de Santana, Miramar, Glória, Linha Azul, Visconde e no Centro da cidade. Durante o Carnaval, de sábado (13) até a quarta-feira de Cinzas (17), 1.280 funcionários da Semusp recolheram 235,8 toneladas de lixo das ruas onde foram realizados os eventos. Eles fizeram a coleta de lixo e a limpeza dos locais nos cinco dias de festa. A Semusp usou no trabalho 32 caminhões compactadores e 34 caminhões basculantes. As equipes atuaram em Cavaleiros, Imbetiba, Bar do Coco, Lagomar, Aeroporto, Aroeira, Cidade do Samba , no entorno da Linha Verde e também na região serrana do município, atendendo moradores e foliões de Sana, Frade, Córrego do Ouro, Bicuda, Trapiche, Areia Branca e Glicério. A secretaria usou 15 caminhões truck, dois caminhões toco, dois tratores agrícolas, duas pás mecânicas, uma retroescavadeira e 30 homens. O trabalho começava cedo, às 7h, e só terminava às 17h.
Limpeza no Parque de Jurubatiba - Entulho, carcaças de carro, resto de alimentos, tijolos quebrados, animais mortos. Tudo isso estava transformando uma parte do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba num lixão. Para reverter esse quadro e deixar a área totalmente limpa, a Semusp promoveu a limpeza em toda a extensão do parque no município até a beira da lagoa. O trabalho contou com homens e máquinas na Rua W 3, no Lagomar. Além da faxina, a equipe colocou placas educativas de “Não Jogue Lixo” em vários pontos e fez a manutenção da limpeza com monitoramentos desde a Lagoa de Jurubatiba até o Bairro Lagomar. A prefeitura também limpou, pintou, colocou água, luz, porteira e dois guardas municipais 24 horas na guarita de entrada do parque. Apenas 1% do Parque de Jurubatiba está no município de Macaé, mas é uma das áreas que mais sofrem com a ação das pessoas devido aos visitantes que procuram o local com frequência.
Passarela sobre canal em frente ao shopping - A Prefeitura de Macaé, por meio da Semusp, instalou uma passarela sobre o canal em frente ao Shopping Plaza Macaé, facilitando a travessia de pedestres da Avenida Aloizio da Silva Gomes para o shopping. A passarela representa um alívio para pedestres que costumavam criar uma passagem improvisada dentro do canal, com o uso de madeiras, para encurtar o caminho de chegada ao shopping. A passarela tem oito metros de comprimento por 2,2 metros de largura. Com facilidade de acesso para cadeirantes, a passarela tem pista dupla, para ida e vinda simultâneas, e foi projetada em estrutura metálica.
Cinco novas máquinas para a limpeza pública - Para oferecer um serviço com mais qualidade à população, a Prefeitura de Macaé entregou cinco novas retroescavadeiras à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), num investimento total de R$ 957 mil. As novas máquinas foram adquiridas com o objetivo de atender os bairros e distritos com mais agilidade. As retroescavadeiras são traçadas 4x4, modelo Case 580 M, e indicadas para a limpeza pública porque foram projetadas para oferecer mais resultado, com maior capacidade produtiva, baixo consumo de combustível, motor com elevada vida útil, facilidade na manutenção e amplo suporte técnico. Elas contam com dispositivos que garantem segurança para os operadores, como proteção contra capotamento e contra a queda de materiais, obedecendo às normas nacionais de segurança.
Manutenção de postes e lixeiras - Equipes da Semusp também atuaram no Bairro Cavaleiros, Praia Campista e Rodovia Amaral Peixoto fazendo a manutenção dos postes e trocando as lixeiras que foram quebradas pela ação de vândalos. Em vez de cal, os postes da cidade receberam tinta que é mais durável e propicia uma aprência mais bonita. No Bairro Aroeira, a Semusp concluiu a limpeza da Rua Expedicionário Miguel Maroti Cabral, onde também foi feita roçada e limpeza dos terrenos baldios.
Ações com 230 homens em vários bairros - Duzentos e trinta homens da Semusp, utilizando 24 tipos de máquinas e veículos, intensificaram as ações de limpezas nas ruas de vários bairros de Macaé, como o Parque da Cidade. O trabalho foi estendido à Avenida Amaral Peixoto e aos bairros Imbetiba, Lagomar, Novo Cavaleiros, Mirante da Lagoa, Alto da Glória, Praia do Pecado, Cavaleiros, São Marcos, Aroeira e Parque Aeroporto. Além da limpeza geral, a prefeitura recuperou calçadas, meios fios e tapou buracos.
Limpeza geral na antiga Estação Ferroviária - Equipes da Semusp promoveram a limpeza geral na antiga Estação Ferroviária, no Bairro Miramar. A área ganhou poda de árvore, pintura e retirada de entulhos. Para esses trabalhos, a prefeitura adquiriu uma capinadeira que realiza em um dia o serviço feito por 20 homens. Também foi feita a capina, varrição das ruas e retirada de entulho em Imbetiba, Novo Cavaleiros e Lagomar, e retirada de entulho no Parque Aeroporto. A Semusp recuperou ainda o corrimão da travessia e pintou meio fio na Rodovia Amaral Peixoto, no trecho próximo ao Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. No Lagomar, as equipes roçaram o mato dos terrenos particulares abandonados.
Também foram feitas as roçadas de terrenos e ladeira nos bairros Mirante da Lagoa e Alto da Glória. Na Aroeira, a comunidade recebeu a praça totalmente recuperada, limpa e com nova pintura. Na Praia do Pecado, a Semusp recuperou a calçada onde as pessoas praticam caminhada. No Cavaleiros, foram recuperadas as pedras portuguesas de toda a orla para não só embelezar o espaço público como também evitar pequenos acidentes com pedras soltas.
Projeto Coleta Seletiva de Lixo - A Prefeitura de Macaé implantou, por meio da Semusp, o Projeto Coleta Seletiva de Lixo. O objetivo é diminuir o volume de lixo coletado que, atualmente, chega a 200 toneladas/dia, aumentando a vida útil do Aterro Sanitário, localizado no Trevo dos 40, na localidade de Pindoba, estimular a conscientização da coleta seletiva por meio de visitas às escolas da rede municipal e a criação de uma Associação de Catadores, gerando emprego e renda. A meta é atender todo o município até o final de 2011.
O Projeto Coleta Seletiva do Lixo começou no Bairro Vivendas da Lagoa. Foram instalados coletores para papel/papelão (azul), plástico (vermelho), metal (amarelo) e vidro (verde) em pontos estratégicos do bairro. A coleta dos resíduos não recicláveis (como papel sujo, fraldas descartáveis, cascas e restos de comida) continua sendo feita normalmente. O segundo bairro atendido foi o Mirante da Lagoa. A Coleta Seletiva é desenvolvida pela Semusp.