logo

Secretaria Estadual de Segurança quer inaugurar o Centro de Comando e Controle de Macaé

05/12/2007 18:11:53 - Jornalista: Waleska Freire

O tenente coronel da Polícia Militar e coordenador geral do Centro de Comando e Controle da Secretaria Estadual de Segurança, Cláudio de Almeida Neto, pretende inaugurar o Centro de Comando e Controle de Macaé, em abril de 2008. O anúncio foi feito durante a visita técnica realizada nesta quarta-feira, dia 05, pelas equipes das empresas OI e Embratel no Centro de Controle da Guarda Municipal e no 32º Batalhão da Polícia Militar, juntamente com o secretário Executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, e o assessor da secretaria Especial de Planejamento e Gestão, Edmilson Jorio.

O objetivo da visita foi avaliar a estrutura existente no município, elegendo as necessidades para incluir no projeto do Governo do Estado.

A estruturação do espaço físico do Centro de Comando e Controle de Macaé, que será implantado no 32º BPM, e todas as câmeras necessárias são de responsabilidade da Embratel. A tecnologia do sistema de despacho das viaturas e do funcionamento do 190 é desenvolvida pela OI.

- Com a tecnologia OI, quem ligar 190 terá sua ligação atendida pela central do Rio de Janeiro e não mais pelo 32º BPM. Os atendentes farão a triagem do caso e passarão, através da Internet, para o Centro de Comando e Controle de Macaé, no 32ª BPM, que fará o despacho das viaturas. Todas as viaturas serão dotadas de equipamentos para rastreamento - explicaram Eduardo Fernandes e Fernanda Vieira, da OI.

Já Amary Pinto da Silva, da Embratel, disse que a idéia é otimizar a fibra ótica existente, para diminuir os custos e agregar as 17 câmeras da Guarda Municipal com outras 28, em pontos selecionados pelo 32º BPM, e as necessárias para os portais da Seictec. “O que se pode aproveitar tecnicamente em Macaé será incluído no projeto já existente do Centro de Comando e Controle”, ressaltou

A fim de ser incluído no projeto de segurança unificado do governo do estado, o secretário Guto Garcia entregou ao tenente-coronel Almeida Neto o projeto dos portais. Os portais visam controlar melhor o acesso à cidade de Macaé por meio de câmeras digitais, instaladas nos acessos (principais e secundários) da cidade; identificar e controlar o fluxo de veículos.

- Devido à crescente onda de violência, temos que tomar atitudes precisas, enérgicas e de rápida potencialidade de ação preventiva e corretiva, aliando tecnologia à vontade das entidades públicas e privadas, em parceria, para identificar, analisar, mapear, isolar, controlar e minimizar os focos de violência - disse o secretário.

A proposta são cinco portais informatizados, equipados com câmeras digitais de alta definição, interligados ao Centro de Comando e Controle seja por fibra ótica ou via rede Wireless, onde será possível controlar o acesso à cidade, obter informações antecipadas e completas dos veículos que entram no município, via consulta ao banco de dados existente ou disponibilizado por algum órgão parceiro.

As imagens capturadas via câmera digital de alta definição são transmitidas ao Centro de Comando e Controle, onde são convertidas em dados (texto) via software OCR (baseada em tecnologia OCR Fixo). O procedimento torna possível consultar qualquer banco de dados que possua informações sobre os veículos (por exemplo, a base de dados do Detran), por meio do sistema de portal.

Depois da apresentação da proposta dos portais, as equipes da OI e Embratel visitaram o Centro de Controle da Guarda Municipal e verificaram o funcionamento de oito câmeras, das 17 existentes. Como no Centro de Comando e Controle da Secretaria Estadual de Segurança Pública, as 17 câmeras do município vão funcionar em conjunto. O diretor presidente da Guarda, Antônio Franco, destacou a importância dessa união no projeto unificado de segurança entre a Petrobrás, o município e o Estado.

- O Centro aumenta a eficiência e otimiza o efetivo existente, integra Estado e Prefeitura, porque a Polícia Civil e a Guarda passam a trabalhar em conjunto devido à triagem feita pela atendente da central - disse o superintendente de tecnologia da Secretaria Estadual de Segurança, Marcelo Maia.

De acordo com a programação do Plano de Ação de Desenvolvimento Social e Sustentável para Macaé, criado pela vereadora Marilena Garcia, o projeto unificado de segurança entre o município e o Estado será entregue no dia 17, à Petrobras, para viabilização dos recursos necessários para implantação e manutenção do Centro, durante o período de um ano.

- É uma ação conjunta para garantir a segurança do cidadão em Macaé. Acreditamos que o projeto seja o primeiro passo importante para viabilizar, após a análise dos resultados obtidos, um movimento de maior porte na direção do controle e da diminuição da violência - disse Marilena Garcia.