A Secretaria Executiva de Meio Ambiente participou no dia 20 (segunda-feira), do projeto Educando para Cidadania, do programa Macaé Cidadão. O evento foi realizado no Teatro Municipal com a participação de alunos da rede municipal e particular de ensino e o Criam, entre outras instituições. Na ocasião, o público assistiu à apresentação do Art Luz, do ator Eduardo Tornaghi, além de palestra com o biólogo e técnico em Meio Ambiente, Guilherme Sardenberg Barreto, que falou sobre as questões ambientais de Macaé.
O projeto existe há três anos e é desenvolvido nas escolas do município, onde os professores recebem cursos de capacitação sobre o assunto e depois repassam para os alunos. "No final do ano, cada escola participante apresenta um projeto sobre o meio ambiente", diz a coordenadora de projetos do Macaé Cidadão, Elma Bichara.
Com a palestra do biólogo Guilherme Sardemberg os alunos de interaram das questões ambientais do município, e receberam informações sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana, o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, bem como os projetos que estão sendo implementados pela secretaria.
– Vivemos atualmente uma crise ambiental e cabe a cada um de nós mudar essa realidade. O primeiro passo é mudar a nós mesmos – ensina o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente. Guilherme também citou na palestra alguns animais que estão em extinção, entre eles o jacaré do papo amarelo, o bugio e a preguiça de coleira.
Outro problema mostrado pelo biólogo foi a questão da Lagoa de Imboassica que, segundo ele, é uma das mais estudadas de todo o país.
– Na década de 70 não existiam casas no entorno da lagoa. Hoje, podemos observar a existência de muitas, e quando chove forte a água que transborda da lagoa invade os quintais. Sem falar que a lagoa não é própria para o banho devido à entrada de esgoto, problema que será minimizado em breve com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mutum – explicou Sardenberg.
O biólogo atentou ainda para os impactos da industrialização. – Na ânsia de querermos uma vida melhor, no sentido material da palavra, o homem acaba destruindo o planeta, por isso é muito importante que a sociedade discuta as questões ambientais locais – frisou. Ao final da palestra foi realizado um debate entre os alunos e professores.