logo

Secretaria Municipal de Educação abre Oficinas do Programa de Leitura Petrobras Bacia de Campos

10/05/2005 16:54:50 - Jornalista: Eny Maria Rios

A Secretaria Municipal de Educação, através da Casa da Educação, abriu nesta terça-feira (10), no auditório da Funemac, o Programa de Leitura Petrobras Bacia de Campos, para 120 professores da educação básica de diversos municípios da região. Das 08h às 12h, a platéia participou da Oficina de Cena conduzida pelo professor Richard Riguetti, especializado na área.

Na primeira parte da oficina, Richard abordou os tópicos mais importantes para o sucesso de qualquer peça teatral: treinamento, ensaio e apresentação. Na segunda parte, o professor deixou de lado o didatismo. Encarnando um palhaço moderno, vestido a caráter, demonstrou na prática como funcionam esses tópicos. No treinamento, mostrou como trabalhar tecnicamente a voz, como fazer a preparação corporal e controlar a respiração. No ensaio, ressaltou as quatro relações fundamentais para a realização de um espetáculo: do ator com ele mesmo, do ator com outro ator, do ator com os objetos – universo da cena – e, finalmente, a relação com o público.

O auditório da fundação transformou-se num picadeiro. Com malabarismos e mágicas sem qualquer mistério, Richard envolveu a platéia, que se entregou às brincadeiras e aprendeu se divertindo, participando de todos os números. Do diálogo com o boneco João, fantoche beijoqueiro, à apresentação da ave pernalta, divertida marionete dançarina, além da performance do palhaço com o violino eletrônico de cinco centímetros e, o mais aplaudido, a condução de um carro imaginário com a imitação de todos os sons próprios de veículos na cidade, na estrada, e o drama dos quatro pneus que furam. O palhaço transforma quatro professoras em pneus e bota o carro na estrada aos gritos de esquerda, direita, frear, em frente, com a participação da platéia.

Richard Riguetti se apresentou em 13 municípios da região. Em 2004, realizou 176 espetáculos para 53 mil alunos da rede publica, com as peças “Café Pequeno da Silva” e “Psiu” e “Oba, o Circo Chegou”. Em seu currículo consta o curso de Projeção Multidirecional da Voz, processo empregado nas maiores escolas de teatro do mundo, criado pela professora e fonoaudióloga Glorinha Beutenmüller.