Foto: Kaná Manhães
Reunião foi realizada nessa quinta-feira
A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Associação Macaense de Enfermagem (AME), promove, a partir do mês de abril, capacitação de primeiros socorros para condutores de veículos das auto escolas da cidade e para os guardas de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana/Mactran.
O curso, inédito no município, foi decidido em reunião, quinta-feira (25), entre a Secretaria Municipal de Saúde, auto-escolas da cidade e Mactran. Serão capacitações rápidas, de um ou dois dias de curso, mas, segundo o subsecretário de saúde do município, Edílson Simões, de fundamental importância, uma vez que “cinco minutos podem salvar uma vida”, afirma.
O curso passa pela necessidade dos condutores e dos agentes de trânsito, muitas das vezes os primeiros a terem contato com um acidente nas ruas da cidade, terem este conhecimento de primeiros socorros no currículo. “É a primeira vez que se promove este curso em Macaé e eu não conheço outro município que já tenha realizado”, informa o subsecretário.
Na reunião, ainda foi passado que o curso terá custo zero para os alunos e pretende agregar valores e troca de conhecimentos. As aulas serão ministradas por uma equipe multiprofissional.
Para o grupo de auto escolas, presente no encontro, é certo que com o curso eles vão adquirir conhecimentos para passar para outros instrutores e para os alunos. Já para a agente de trânsito, subinspetora Rosiléia, também presente na reunião, quando tem acidente as pessoas param por curiosidade e atrapalham em muito a chegada dos primeiros socorros, como bombeiros e equipe médica.
Constatando uma realidade
Os instrutores de auto escola trabalham, em média, mais de oito horas diárias, vinte e cinco dias no mês, o que significa que se deparam com muitos acidentes no trânsito. E os agentes de Trânsito, por muitas vezes, são os primeiros a se depararem com o acidente. Assim, o curso, como informa o técnico em enfermagem, Oswaldo Borges, além de ser principalmente preventivo, vai abordar saúde terciária, isto é, quando a pessoa já sofreu o acidente e precisa de uma intervenção médica urgente.
Como diz o instrutor da Auto Escola Macaé, Rodrigo Caldeira, “em geral, passamos o mínimo de informação sobre acidentes no trânsito para os nossos alunos, só mesmo para passarem na prova do Detran, nada mais”. E conclui: “Com este curso de primeiros socorros, acreditamos que tanto os nossos condutores, como os motoristas que formamos, estarão mais conscientes com relação aos acidentes”.
O subsecretário de saúde acredita que a capacitação é muito importante: “Pois estamos extremamente preocupados com os acidentes em Macaé, principalmente com motocicletas. Quanto mais informações, mais podemos minimizar os acidentes. Muita coisa pode ser evitada. Pois as maiorias dos acidentes acontecem sexta e sábado, entre três e cinco da manhã”.
O curso contemplará todas as dez auto escolas da cidade e serão, em média, 20 alunos por turma. Já o número de agentes de trânsito que serão contemplados está sendo decidido com a Secretaria de Mobilidade Urbana/Mactran.