Foto: Ana Chaffin
Interessados em participar devem fazer as inscrições pelo site da prefeitura
A Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, confirmou essa semana sua participação no I Fórum Municipal da Juventude de Macaé, que será realizado nos dias 9 e 10 de agosto, na Cidade Universitária. A representante do Governo Federal realizará uma palestra no sábado, às 9h, sobre as políticas nacionais de juventude. Os interessados em participar devem fazer as inscrições pelo site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br) até o dia 6 de agosto.
- Apesar dos avanços que a juventude conquistou, sabemos que muitos dos mais de um bilhão de jovens do planeta permanecem sem acesso a direitos básicos, como saúde, educação, trabalho e cultura, sem falar dos direitos específicos, pelos quais vêm lutando. Combater o desemprego e assegurar o trabalho decente para os jovens é um dos desafios da agenda governamental. Nessa mesma pauta, incluímos o compromisso com a educação de qualidade, a saúde integral, o acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, o tempo livre e o direito à participação, além de um item que requer atenção ainda mais especial por parte do poder público, que é o enfrentamento à violência contra a juventude, em especial, contra os jovens negros, as principais vítimas da violência no país – ressalta a secretária Severine.
O Fórum, promovido pela subsecretaria de Infância e Juventude (Sinjuv), deverá servir como ponto de partida para a criação do Conselho Municipal de Juventude e contemplará os eixos: Acesso e capacitação para o mercado de trabalho e Cultura Urbana. O evento deverá criar um espaço de intercâmbio de informações, debates e reflexões sobre os temas.
No dia 9, a partir das 18h, será realizada a abertura com uma apresentação cultural e palestra que terá como tema: Protagonismo Juvenil. Já no dia 10, as atividades terão início às 9h, com a palestra da Secretaria Nacional de Juventude, mesa de abertura e, em seguida, serão divididos os grupos para discussões dos eixos. Ao final, acontecerá uma assembleia para a compilação das propostas dos eixos em um único documento, que será encaminhado para a subsecretaria de Juventude.
Durante os últimos meses foram realizados pré-fóruns, com o objetivo de mobilizar a sociedade para a discussão. O primeiro aconteceu no Centro de Recursos Integrados ao Adolescente (Criad), instituição sediada no município, ligada à Secretaria Estadual de Educação (Degase), que executa medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei. Os outros foram realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência ao Adolescente e em escolas.
A Sinjuv organiza o Fórum da Juventude em parceria com a secretaria de Educação, com o Centro de Referência do Adolescente, Pastoral da Juventude, Ong Ciem H2, subsecretaria da Pessoa com Deficiência e mandato do vereador Marcel Silvano.