Em uma força tarefa contra os males da pediculose (piolho) e da dengue, as secretarias Municipais de Saúde e Educação se juntam em uma parceria que está levando informações, palestras e as gotas homeopáticas a toda rede municipal de ensino.
Nesta quarta-feira (15), a força tarefa esteve pela manhã na Escola Municipal Olympia Ribeiro dos Santos Machado, que fica no Centro da cidade, quando, além de informações a garotada recebeu, em sala de aula, material informativo e gotas homeopáticas de combate ao piolho. As próximas ações já têm datas marcadas: dia 22, escola Maria das Dores, no Morro de São Jorge e dia 29 na Fazenda Santa Maria, na localidade Morro Grande.
A gerente do Programa de Homeopatia, vinculado ao Programa de Saúde Coletiva, da Secretaria de Saúde, Maria Luiza Zampieri, lembra que o trabalho da Saúde tem também levado constantemente as gotas homeopáticas de prevenção contra a dengue e contra a H1N1 em igrejas, praças, eventos, além das escolas.
- Este trabalho preventivo vem ao encontro da promoção da saúde, isto é, temos que trabalhar com a prevenção. Por exemplo, procuramos as escolas, pois, principalmente as crianças, mas também diretores e professores têm efeito multiplicador; identificando focos nas escolas ou, simplesmente, saber como identificar estes focos contribui para o mesmo em suas casas e comunidades, anima-se.
Tanto para a equipe da secretaria de Saúde, como para a equipe da secretaria de Educação, a atuação da população nas políticas públicas implementadas pela prefeitura é fundamental, pois, como ainda ressalta a gerente do Programa de Homeopatia: “não podemos ficar esperando as chuvas chegarem, no caso da dengue, para tomarmos uma atitude. É fundamental agirmos em conjunto agora”, convoca.
Nas escolas, além da prevenção semanal contra a dengue, a pediculose é atacada com a homeopatia e com as orientações fitoterápicas de utilização da tintura de arruda, para a prevenção e o combate, ajudando também na imunidade da criança.
O objetivo de todo o trabalho, como informam as secretarias de Saúde e Educação, é a melhoria da qualidade de vida dos alunos da rede pública. A atividade integrada ocorre no horário em que os pais dos alunos estão presentes nas unidades escolares. Assim, os pais também participam das palestras com temas que tratam de temas como higiene, pentes ideais e produtos contra piolho que podem causar alergias. Além disso, o Grupo Grutas de Teatro apresenta esquete divertida, e ao mesmo tempo informativa, levando ao riso crianças e pais.
A subsecretária de Educação, Saúde e Cultura, Conceição de Maria, destacou que esta é a oportunidade de acabar com alguns mitos sobre o piolho que, apesar de ter asas, não voa de uma cabeça para outra. “A transmissão se dá pelo contato físico, muito comum entre as crianças, uma cabeça encosta na outra e os parasitas passam para o cabelo”, explica.
De acordo com a prefeita em exercício, Marilena Garcia, ações integradas entre as secretarias de Educação e Saúde são fundamentais para tornar o serviço público mais eficiente. Já para a secretária de Educação em exercício, Gelda Tavares, a campanha tem tudo para dar certo, pois os pais e estudantes multiplicam as informações especializadas
Piolho - O principal sintoma da presença do piolho é o prurido (coceira) no couro cabeludo. O Pediculus capitis tem preferência pela parte posterior da cabeça, de onde se desloca para as demais regiões do couro cabeludo, alimentando-se de sangue várias vezes ao dia.