O secretário de Saúde, Fernando Diogo, se reuniu nesta quinta-feira (09), com representantes das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Serviços Públicos, para traçarem as metas de intensificação de combate ao culex, popularmente conhecido como pernilongo e da programação do Dia D de combate a Dengue, que acontece em 18 de novembro.
Segundo o secretário, na próxima segunda-feira (13), a equipe de agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciará o tratamento de pulverização com a máquina termo nebulizadora (profog), que mata o mosquito na fase alada, e a secretaria de Serviços Públicos intensificará a limpeza dos terrenos baldios, bueiros e canais. O trabalho será realizado nos bairros Novo Cavaleiros, Praia Campista, Imbetiba e Glória.
Fernando Diogo solicita que a população tenha paciência, pois a proliferação do pernilongo se deve as reações climáticas. “A nossa preocupação é no combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, que pode levar a morte. Durante todo ano, os agentes realizam visitas domiciliares tratando e orientando a população para que não tenhamos um surto da doença”, acrescentou.
O secretário falou ainda que, a partir deste sábado (11), os agentes do CCZ estarão trabalhando para atender, principalmente os domicílios em que durante a semana os moradores não são encontrados.
Dia D – A semana de combate a dengue começa no dia 18, onde os agentes de endemias e a equipe de Educação em Saúde estarão nos terminais, calçadão e na Praça Veríssimo de Mello, orientando a população sobre a importância da colaboração de todos no combate ao aedes aegypti, através da eliminação dos criadouros. Os agentes também estarão fazendo visitas domiciliares.
Já a partir do dia 21, serão feitos trabalhos nas escolas da rede municipal com palestras e amostras com as várias fases do mosquito e, a partir daí, os professores desenvolverão diversas atividades pedagógicas sobre o assunto. “As crianças serão as nossas multiplicadoras das ações de combate a dengue”, concluiu Fernando.