O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, representando o município, participou, na segunda-feira (27/06), do seminário “Inclusão Digital: Ações para a Cidadania”, a convite da Comissão de Ciência e Tecnologia da ALERJ – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Durante a solenidade o secretário Guilherme Jordan foi convidado a participar da mesa que presidia o evento na plenária da Assembléia. “Foi uma honra para mim representar todos os municípios do estado do Rio de Janeiro”, disse ele.
O seminário foi realizado em comemoração ao “Dia da Tecnologia da Informação no Estado do Rio de Janeiro”. O trabalho da ALERJ visa minimizar a exclusão digital. Este é o segundo ano que a Assembléia comemora a data, que este ano contou com a parceria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A iniciativa da ALERJ, segundo o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado Samuel Malafaia, tem por objetivo promover a democratização ao acesso a tecnologias da informação e incentivar a criação de mecanismos e políticas públicas que permitam o aprendizado, o acesso e a efetiva incorporação dessas tecnologias.
No encontro, Guilherme Jordan pode perceber que os projetos do governo eletrônico e inclusão social do governo municipal estão alinhados com as tendências conduzidas pelo Governo Federal e pelo Governo Estadual. “O projeto voltado à inclusão digital da prefeitura está na vanguarda no que há de recursos de alta tecnologia disponíveis para esse projeto”, afirmou.
O desafio hoje, na Era do Conhecimento, é evitar que a Tecnologia da Informação crie um abismo entre aqueles que têm e os que não têm acesso aos bens e às habilidades requeridos neste século digital.
Guilherme Jordan revelou que atualmente Macaé passa por uma transformação, principalmente, voltada a rede de educação. “O governo disponibilizará internet de banda larga para toda a rede de educação e para toda a administração pública, evolvendo as secretárias e administração indireta num sistema único de informação”,
Na opinião do presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, o seminário é mais um passo para discussão sobre qualidade de vida da população, para que ela possa desfrutar dos benefícios dessa tecnologia, cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas e empresas.
De acordo com o secretário Jordan, durante o seminário foi feito o lançamento do projeto Casa Brasil, um programa de inclusão social desenvolvido pelo Governo Federal. O Casa Brasil é um dos planos mais ousados de inclusão social do País. Em 2005, o Governo Federal pretende instalar mais de mil unidades em áreas que ainda não têm acesso ás facilidades tecnológicas presentes nos grandes centros. “Neste programa, Macaé busca uma participação com uma unidade em nossa região”, revela o secretário.
Estiveram presentes, também, no encontro o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza; representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, Helena Cristina Simões Vasconcelos e Antenor Corrêa; o Adido Científico da Embaixada da Itália, Paolo de Santis; a presidente do PRODERJ, Tereza Porto; e o subsecretário de Estado de Coordenação, Luiz Fernando de Souza.