O secretário de Cultura, Leandro Mussi, se reuniu nesta segunda-feira (6) com representantes de blocos carnavalescos, no Centro Macaé de Cultura, para conversar sobre planejamento, organização e fomento da cultura do Carnaval de rua em Macaé, com um circuito de blocos. A ideia de começar as reuniões faltando oito meses para a Folia de Momo é que tanto estrutura pública quanto blocos estejam preparados de forma estratégica para um Carnaval de unidade social, segurança e ordenamento.
- Dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, queremos fazer um evento na cidade dando início ao Carnaval 2023. Para o Carnaval, a ideia é que todas as áreas da cidade estejam cobertas com esse fenômeno de convívio alegre que fortalece nossa manifestação cultural popular típica e promove integração - destacou o secretário de Cultura, lembrando que a área de turismo também é fomentada, como na gastronomia, hotelaria, serviços e produtos diversos.
De acordo com Leandro Mussi, a reunião desta segunda-feira foi a primeira e visou ouvir os representantes dos blocos. “Queremos um Carnaval de rua consolidado como atividade popular da nossa cultura”, definiu.
Os representantes dos blocos elogiaram a iniciativa da secretaria de Cultura. “Gostamos de investir na cultura, no entretenimento e com esse abraço do setor público tudo fica mais fácil”, opinou a presidente do bloco “Atura, bebê, ou surta”, Agnes Williams.
O presidente do bloco infantil “Os pentelhinhos” e do bloco adulto “Chaplin´s”, Samuel Marques, ressaltou a importância da reunião ocorrer de forma prévia. “Percebemos o acolhimento e vamos preparar blocos voltados para família, resgatando a tradição na cidade”, disse.
Também Participaram da reunião colaboradores da secretaria de Cultura, representantes dos blocos do "Pecado" e "Boi Capeta" e os presidentes dos blocos “Bebuns”, João Batista, o Tiê; Gato da Meia-Noite, Luiz Cláudio Lelis; “Danadas”, Elder Vieira; além dos diretores do bloco “Os Inflamáveis”, Cristiano Amado e Leonardo Mendes.