O secretário municipal de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, participou nesta quarta-feira (03) da reativação do Porto de Niterói. O Porto está localizado na costa leste da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
Por estar situado na Baía de Guanabara, único acesso marítimo que permite a atracação de navios na capital do Estado do Rio de Janeiro, o porto possui, ainda, um bom potencial comercial a desenvolver, tanto no que se refere à ampliação de sua operacionalidade, atraindo novas cargas para o cais, quanto no atendimento de demandas específicas gerada, sobretudo no contexto das atividades de reparos navais e de apoio offshore.
O cais comercial tem, atualmente, extensão de 431 metros, dispondo de três berços de atracação com profundidades variando entre três e seis metros. Possui dois armazéns, cuja área total é de 3.300 metros quadrados, com capacidade de 12.000 toneladas e conta, ainda, com dois pátios descobertos totalizando 3.584 metros quadrados.
Segundo Alexandre Gurgel, cerca de 90% da movimentação dessas cargas atenderá às necessidades da Bacia de Campos. “Essa realidade demonstra o quanto Macaé é importante no cenário do desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro”, ressaltou.