O secretário de Saúde de Macaé, Luiz da Penha, se reuniu, na manhã desta terça-feira (27), com os 17 coordenadores de saúde, para traçarem as diretrizes e ações que serão implementadas e ampliadas durante este ano.
De acordo com o secretário, foi elaborada a sistematização do atendimento na rede municipal de saúde, incluindo emergência, ambulatório e exames com a informatização das unidades de saúde. “Iniciamos o processo de agilização dos atendimentos com a informatização de algumas unidades como o centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e o Pronto Socorro Aeroporto, visando melhoria da qualidade dos serviços”, ressaltou.
Luiz da Penha acrescentou que a unidade do Programa Saúde da Família do bairro Nova Esperança será reinagurado em março, após alguns meses de obras de reforma com pintura, pequenos reparos e a construção do muro em torno da unidade.
Além da instalação da nova sede do Pronto Socorro Odontológico ainda este ano, será inaugurada na sede da coordenação do programa DST/Aids um consultório odontológico, que atenderá os pacientes do programa, visando a comodidade dos mesmos. Já na região serrana, a unidade de Saúde do distrito do Sana ganhará um novo gabinete odontológico.
Dentro das políticas públicas do governo municipal voltadas para a inclusão social, a secretaria de Saúde implantará o Programa Municipal de Recuperação de crianças com risco nutricional. Segundo o secretário, serão atendidas crianças com idade entre um e cinco anos. “Serão oferecidos suporte nutricional específico e o acompanhamento da evolução do quadro nutricional dos assistidos”, explicou.
Ainda neste seguimento a secretaria ampliará o programa municipal de distribuição do complemento alimentar, produzido na Coordenadoria da área técnica de alimentação e nutrição (Catan), oferecido a crianças maiores de um ano e gestantes que necessitam de suplemento alimentar. “A Catan está elaborando um programa específico para obesidade. Há uma preocupação mundial sobre a obesidade, dados do Ministério da Saúde, no Brasil, mostram que cerca de 38 milhões de brasileiros com mais de 20 anos estão acima do peso”, finalizou.