logo

Secretário participa de conferência e ressalta importância da educação ambiental

07/06/2006 19:03:45 - Jornalista: Catarina Brust

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, participou da Conferência sobre “Crescimento da Indústria de Petróleo e a Consolidação de uma Cultura de SMS”, realizada nesta quarta-feira (07), à tarde, na Protection Offshore, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho(Macaé Centro). O secretário ressaltou a importância da educação ambiental como formador de uma cultura voltada para Saúde, Meio Ambiente e Segurança.

- A educação ambiental está por trás de tudo e esse é o foco fundamental das ações da secretaria de Meio Ambiente. Existe um abismo entre a legislação ambiental e a cultura estabelecida na sociedade. Na visão do poder público, esse é um processo que precisa ser expandido, tanto os adultos como as crianças, precisam ter a visão permanente da importância de uma cultura de SMS, destacou o secretário.

José Renato Ferreira de Almeida, do Prominp, falou sobre “Investimentos e a Demanda de Novos Empregos”, voltados para o segmento de SMS. Participaram da conferência também Geraldo de Oliveira Santos, da Universidade da Petrobrás; José Rodrigues de Farias Filho, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF); Antonio Francisco Corno, do Grupo de Empresas Prestadoras de Serviços da Indústria do Petróleo e Afins (Geps); Fernando Horta, presidente da Fundação de Ação Social (FAS) e José Francisco, representando o diretor geral da Petrobrás-UN-BC, Carlos Eugênio da Ressureição.

- É preciso, em primeiro lugar, desenvolver uma cultura de SMS, definindo normas e procedimentos. A Petrobras já tem essas normas. Em segundo lugar, qualificação técnica, e em terceiro, querer fazer um trabalho em relação à postura, ao comportamento das pessoas. Na Petrobras, desenvolvemos um projeto de sensibilização, com índices de aceitação de mais de 90%. Atingimos o emocional para ajustar o comportamento das pessoas em relação à importância do SMS, destacou Geraldo de Oliveira Santos.